Buscar

A causa revolucionária do povo cubano sairá certamente vitoriosa



Hoje é o dia do 95º aniversário do camarada Fidel Castro Ruz, líder eterno da revolução cubana.


Nascido na província de Oriente de Cuba em 13 de agosto de 1926, o camarada Fidel Castro Ruz foi um excelente líder que guiou à vitória a causa revolucionária do povo cubano com tenaz capacidade prática desde os dias iniciais de luta até o período final de sua vida.


Na década de 1950, quando as chamas violentas da revolução se espalhavam a todo o mundo, ele pegou as armas nas mãos para derrubar o regime ditatorial pró-EUA empreendendo uma luta sangrenta e conquistou a emancipação e liberdade do povo cubano. Essa foi a primeira vitória da revolução socialista ocorrida na América Latina.


O camarada Fidel Castro Ruz, que abriu a nova época do socialismo no território cubano, provocou uma mudança secular dirigindo sabiamente o povo cubano a lograr o progresso social constante e defender honrosamente a soberania e dignidade do país em meio às manobras de bloqueio e sanção das forças hostis por décadas. Durante um curto período histórico, a aparência de Cuba mudou fundamentalmente e ocorreu uma grande transformação na vida do povo cubano.


De fato sua vida inteira foi uma brilhante vida de célebre ativista político e combatente revolucionário determinado que dedicou tudo de si pela causa da justiça pelo socialismo e da independência antiimperialista.


Ainda hoje sua ideia permanece viva em Cuba e a causa socialista do povo cubano avança firmemente.


As nobres façanhas do camarada Fidel Castro Ruz acumuladas na história da revolução cubana e do movimento socialista mundial estão guardadas no fundo do coração da humanidade progressista e de nosso povo, ademais do povo cubano.


Embora Coreia e Cuba sejam geograficamente distantes, separados por mares e continentes e se encontrando em hemisférios diferentes, fortalecem o laço de amizade no caminho de luta pelo socialismo e pela independência antiimperialista.


Desde o primeiro dia após o triunfo da revolução cubana, o grande Líder camarada Kim Il Sung expressou firme solidariedade à luta do povo cubano pela construção do socialismo e rechaçar as manobras de destruição e agressão dos imperialistas. Nosso povo, sob a direção do grande Líder, considerou como sagrado dever internacionalista a defesa da revolução cubana e apoiou ativamente, tanto no material como no mental, a construção socialista em Cuba.


O encontro histórico do camarada Fidel Castro Ruz com o grande Líder camarada Kim Il Sung e o grande Dirigente camarada Kim Jong Il durante a visita do líder cubano ao nosso país em março de Juche 75 (1986) foi uma importante oportunidade para consolidar e desenvolver as relações de amizade Coreia-Cuba que se baseiam na camaradagem revolucionária e na amizade pessoal entre os líderes dos dois países.


O camarada Fidel Castro Ruz sempre considerou como valiosas as relações camaradescas com os grandes líderes coreanos e fez todos os esforços para fortalecer as relações de cooperação e amizade entre os povos, governos e partidos dos dois países. Ademais, enviou apoio e encorajamento à causa da justiça e da reunificação da Coreia mantendo invariavelmente a lealdade e princípio revolucionários.


A amizade Coreia-Cuba, preparada pelos líderes antecessores dos dois países, se torna mais estreita e sólida no processo de superar todas turbulências da história e, hoje, se desenvolve como relações estratégicas e camaradescas especiais graças ao estimado camarada Kim Jong Un e ao camarada Miguel Mario Díaz-Canel Bermudez.


O encontro e conversações entre o camarada Miguel Mario Díaz-Canel Bermudez, que visitou nosso país como Presidente da República de Cuba em novembro de Juche 107 (2018), com o estimado camarada Kim Jong Un, foi um divisor de águas que demonstrou a firme vontade de ambas partes de continuar eternamente as relações de amizade entre os dois países.


A eleição do camarada Miguel Mario Díaz-Canel Bermudez como Primeiro-Secretário do Comitê Central do Partido Comunista de Cuba no VIII Congresso do PCC preparou uma sólida garantia para que o povo cubano possa avançar vigorosamente em direção ao futuro do socialismo transbordante de otimismo e confiança e defender invariavelmente a ideia do líder antecessor da revolução cubana.


O povo cubano definiu o camarada Fidel Castro Ruz como líder histórico e defende firmemente os ganhos da revolução socialista seguindo sua causa e ideia.


A luta entre o socialismo e o imperialismo na arena internacional se torna mais intensa com o passar dos dias.


Os imperialistas recorrem a distintos métodos e meios para derrubar o socialismo e liquidar a causa do camarada Fidel Castro Ruz.


Atualmente o governo e povo cubanos lutam pela construção de um país socialista rico e poderoso e para superar a crise batendo de frente com todos desafios das forças hostis unindo-se solidamente em torno ao Partido Comunista que tem como liderança o camarada Miguel Mario Díaz-Canal Bermudez.


Nosso povo tem orgulho de ter como amigo próximo o povo cubano no hemisfério ocidental e deseja sinceramente que o fraterno povo cubano logre êxitos maiores na luta pela construção do socialismo.


A ideia do camarada Fidel Castro Ruz vive e, tendo a força de unidade lograda com o Partido Comunista de Cuba no centro, a luta do povo cubano, que tem como firme princípio "Socialismo ou morte, venceremos!" sairá certamente vitoriosa


Nosso povo, no futuro também, estará sempre ao lado do povo cubano na luta para avançar a causa socialista mantendo no alto a bandeira da revolução e envidará todos esforços pelo desenvolvimento das relações de cooperação e amizade entre os dois países.


Brilharão por gerações as façanhas do camarada Fidel Castro Ruz que contribuíram ao desenvolvimento das relações de amizade Coreia-Cuba e ao avanço vitorioso da causa socialista e da independência antiimperialista.


Ri Hak Nam - Rodong Sinmun


Fonte: A Voz do Povo de 1945