top of page
Buscar

As Características da Luta de Classes na Sociedade Socialista




As Características da Luta de Classes na Sociedade Socialista*



Ri Chong Bom



Introdução


A causa socialista, que tem como objetivo defender e realizar a independência das massas, é acompanhada por uma intensa luta de classes contra todos os inimigos de classe. Enquanto houver forças que tentem suprimir a independência das massas, a luta revolucionária do povo contra essas forças será inevitável. Quanto mais avança a construção do socialismo, mais fortes se tornam os desafios apresentados pelos inimigos de classe, ao invés de enfraquecerem. Esclarecer as características da luta de classes na sociedade socialista é de grande importância para comprovar a correção da teoria ideológica do nosso Partido sobre a defesa do socialismo, além de elevar o nível do trabalho educativo para armar as massas com uma sólida consciência de classe.

A questão da luta de classes na sociedade socialista já foi amplamente discutida por estudiosos no passado, e importantes avanços de pesquisa foram feitos. Estudos teóricos sobre a luta de classes na sociedade socialista em períodos anteriores exploraram várias questões, incluindo a inevitabilidade dessa luta, suas características, formas, princípios e métodos. Livros importantes incluem O Socialismo Jucheano e a Luta de Classes Anti-Imperialista (Editora do Partido do Trabalho da Coreia, Juche 93 [2004]), Teoria Jucheana da Luta de Classes (Enciclopédia de Ciência, 1989) e Estudo sobre a Teoria Jucheana das Classes e Luta de Classes (Editora da Universidade Kim Il Sung, 1988). Em particular, o livro Estudo sobre a Teoria Jucheana das Classes e Luta de Classes discute as características da luta de classes na sociedade socialista em termos de seu alvo, propósito, papel, forma e métodos. Com base nos avanços de pesquisas anteriores, este artigo tem como objetivo principal analisar, de forma teórica e prática, as características da luta de classes na sociedade socialista.


Corpo Principal


A luta de classes na sociedade socialista possui uma série de características que a diferenciam da luta de classes travada pelas massas nas sociedades exploradoras. O estimado Líder Supremo Kim Jong Un afirmou: "A luta para construir um Estado socialista forte é acompanhada por uma luta de classes séria, voltada para eliminar todos os fenômenos hostis e não socialistas." As características da luta de classes na sociedade socialista, em comparação com lutas de classes anteriores, podem ser analisadas em termos de seus objetivos, meios e formas. Na sociedade socialista, o objetivo da luta de classes é fortalecer a unidade e a coesão de toda a sociedade, garantindo o desenvolvimento contínuo do socialismo. Os meios dessa luta são caracterizados pela dependência da poderosa força do Estado. As formas da luta de classes envolvem a eliminação de ideologias retrógradas e reacionárias, bem como fenômenos não socialistas e antissocialistas, por meio da luta ideológica e da supressão.


A característica mais proeminente da luta de classes na sociedade socialista é que ela fortalece a unidade e a coesão da sociedade para garantir o avanço vitorioso da causa socialista. Nas sociedades exploradoras, a luta de classes travada pelas massas visa derrubar as classes dominantes e exploradoras e desmantelar a velha ordem social. Nessas sociedades, há uma hostilidade e contradição entre as massas e as classes dominantes e exploradoras. Portanto, a luta de classes é travada para se opor a todas as formas de exploração e opressão e eliminar as classes exploradoras e dominantes. Na sociedade socialista, a luta de classes é dirigida para erradicar os remanescentes das classes exploradoras e elementos hostis impuros, eliminando os restos de ideologias retrógradas entre as pessoas e esmagando a infiltração ideológica e cultural reacionária de fora, tudo com o objetivo de fortalecer a unidade e avançar o socialismo.


Na sociedade socialista, não existem classes exploradoras ou dominantes que pisoteiam a independência das massas. Em vez disso, todos os membros da sociedade são donos iguais do Estado e da sociedade, engajando-se em relações de unidade e cooperação, que se tornam as relações sociais predominantes. Portanto, a luta de classes na sociedade socialista visa eliminar todos os elementos retrógrados e reacionários que prejudicam a unidade, promovendo o desenvolvimento da sociedade socialista. À medida que a luta de classes se intensifica na sociedade socialista, a unidade e coesão das massas se fortalecem ainda mais, e à medida que a unidade se consolida, a construção socialista avança com sucesso. O fortalecimento da luta de classes contra os inimigos de classe reforça a unidade das massas, fortalece o sujeito revolucionário e proporciona uma garantia sólida para o avanço vitorioso da causa socialista.


Elementos hostis internos e externos se envolvem em várias tramas para enfraquecer a unidade das massas centrada no líder e sabotar a construção socialista. As conspirações e esquemas dos inimigos de classe se manifestam concretamente através da disseminação de ideologias e boatos reacionários, visando paralisar a consciência de classe das massas, enfraquecer as fileiras revolucionárias internamente e utilizar vários métodos para destruir os meios de produção e subsistência, enfraquecendo assim a base material do socialismo e impedindo o desenvolvimento econômico e a melhoria das condições de vida das pessoas. Quanto mais forte for a luta de classes contra os inimigos de classe, mais as tentativas das forças hostis de semear a divisão entre as massas e criar instabilidade na sociedade são esmagadas. Como resultado, há menos espaço para os inimigos se enraizarem na sociedade, e a unidade ideológica e de vontade das massas, centrada no líder, é firmemente consolidada, levando a grandes conquistas na construção socialista.


A luta contra fenômenos não socialistas na sociedade socialista, particularmente a luta de classes contra elementos ideológicos retrógrados e atrasados, é conduzida com o objetivo de fortalecer a unidade das massas e garantir o avanço vitorioso da causa socialista. Na raiz de todos os fenômenos não socialistas que aparecem na sociedade socialista está a perspectiva ideológica retrógrada e atrasada. Essa perspectiva ideológica retrógrada e atrasada refere-se à mentalidade individualista e egoísta.

Elementos de ideologias retrógradas e atrasadas, como o individualismo e o egoísmo, são os principais obstáculos que minam a unidade e coesão das massas e impedem o desenvolvimento do socialismo. Quando as pessoas são influenciadas por ideias individualistas e egoístas, elas priorizam seus interesses pessoais em detrimento dos interesses coletivos e não hesitam em prejudicar não apenas os interesses dos outros, mas também os do coletivo em busca de seus próprios ganhos. Isso cria desconfiança e confronto entre as pessoas na sociedade e leva a comportamentos sociais anormais que vão contra o coletivismo. A desigualdade social, a exploração e a opressão do homem pelo homem são fenômenos inevitáveis na sociedade capitalista, que é baseada no individualismo. Tais coisas são absolutamente intoleráveis na sociedade socialista, que é baseada no coletivismo, onde as massas ocupam a posição de serem as donas de tudo e cumprem suas responsabilidades e papéis.


Na sociedade socialista, a revolução ideológica avança vigorosamente, superando os restos de ideias ultrapassadas como o egoísmo individual, e os trabalhadores se armam firmemente com a ideologia revolucionária do líder e a ideologia do coletivismo. Isso solidifica a unidade política e ideológica de toda a sociedade, e as massas, com firme crença na justiça e na vitória da causa socialista, ajudam e lideram umas às outras, alcançando grandes sucessos na construção socialista através da inovação coletiva. Dessa forma, a luta de classes na sociedade socialista visa eliminar completamente os esquemas dos inimigos de classe que buscam perturbar o socialismo internamente, bem como a influência corrosiva dos elementos ideológicos reacionários, fortalecendo a unidade e cooperação camarada entre as pessoas em todas as áreas da vida social e, por meio dessa força, alcançando progresso contínuo e inovação em todos os campos da construção socialista.


Hoje, as conquistas da unidade de um só coração e da construção de um Estado socialista forte, que se tornaram o símbolo do nosso estilo de socialismo e a fonte de sua poderosa força, não podem ser concebidas sem a feroz luta de classes travada desde o estabelecimento do sistema socialista para garantir a pureza ideológica e a unidade organizacional das fileiras revolucionárias contra todos os elementos hostis. Através da luta de classes, nosso povo, firmemente unido em torno do Partido e do líder, avança confiantemente pelo caminho que escolheu, com inabalável fé na vitória do socialismo.


Outra característica da luta de classes na sociedade socialista é que ela é garantida pela poderosa força do Estado. O Estado, com seu aparato de elaboração, aplicação e supervisão de leis, bem como seus instrumentos de força, como as forças armadas, exerce grande influência sobre as atividades das pessoas. A classe ou grupo que detém o poder estatal possui um meio poderoso para garantir a realização de suas demandas. Nas sociedades exploradoras, o poder estatal está nas mãos da classe exploradora, e ele funciona para obstruir e reprimir a luta de classes travada pelas massas. Portanto, a luta de classes nas sociedades exploradoras ocorre em confronto e conflito com o Estado. Na sociedade socialista, como o poder estatal está nas mãos das massas, a luta de classes travada pelo povo é garantida pela poderosa força do Estado. Na sociedade socialista, o Estado fornece plenamente todas as condições necessárias para a luta de classes, garantindo seu avanço vitorioso. Essa é a diferença fundamental entre a luta de classes nas sociedades exploradoras e na sociedade socialista.


A luta de classes na sociedade socialista é garantida pela poderosa força do Estado porque o Estado na sociedade socialista desempenha a função de ditadura sobre os inimigos de classe e todas as atividades antissocialistas. A ditadura do Estado na sociedade socialista é a ditadura democrática popular. A função da ditadura democrática popular é esmagar todas as atividades e elementos contrarrevolucionários que visam destruir o socialismo e infringir os interesses das massas, ao mesmo tempo em que garante ao povo direitos e liberdades democráticas. Uma característica importante da ditadura democrática popular é que ela combina corretamente a luta para esmagar todas as atividades e elementos contrarrevolucionários com o trabalho de garantir as liberdades e direitos democráticos ao povo. Ditadura e democracia são aspectos inseparáveis da função da ditadura democrática popular.


Aqueles que se opõem ao socialismo e infringem os interesses das massas são inimigos do socialismo e do povo. Sem a ditadura contra esses indivíduos, seria impossível defender o socialismo ou proteger a vida independente e criativa das massas. O Estado socialista deve sancionar e punir estritamente todas as atividades e elementos contrarrevolucionários que obstruem a construção socialista e infringem os interesses do povo para garantir plenamente os direitos e liberdades democráticas das massas. A função de poder do Estado socialista permite que ele fortaleça ainda mais a ditadura contra as atividades e elementos contrarrevolucionários, garantindo plenamente os direitos e liberdades democráticas das massas. Quanto mais o Estado socialista garante direitos e liberdades democráticas, mais as massas, com consciência e responsabilidade elevadas como donas do Estado e da sociedade, se levantam para defender, sustentar e glorificar o socialismo. Isso demonstra que garantir adequadamente os direitos e liberdades democráticas das massas é uma condição importante e um pré-requisito para fortalecer a ditadura contra os inimigos de classe e os elementos impuros.


Assim, o Estado socialista considera a garantia das liberdades e direitos democráticos para as massas, junto com a ditadura sobre todas as atividades e elementos contrarrevolucionários, como um aspecto importante de sua função de poder. A implementação da ditadura pelo Estado socialista contra forças e elementos que infringem os interesses das massas não é uma violação dos direitos humanos, mas sim uma defesa completa dos direitos humanos. Os direitos humanos são os direitos sagrados dos seres humanos sociais de viverem de forma independente e criativa e de se desenvolverem. A verdadeira personificação dos direitos humanos são as massas. O governo popular é a arma revolucionária que defende a independência das massas e cumpre a função de servir ainda melhor ao povo, fortalecendo a ditadura democrática popular. A implementação da ditadura democrática popular é uma função essencial que o Estado socialista jamais pode negligenciar.


Mesmo após o estabelecimento do sistema socialista, elementos hostis e antissocialistas que infringem e minam os interesses das massas trabalhadoras continuam presentes em vários setores da vida social. A vida independente e criativa das massas trabalhadoras é realizada no curso da luta para erradicar os elementos hostis e antissocialistas. À medida que a construção socialista avança, os esquemas dos elementos impuros que buscam obstruir a construção socialista e infringir os interesses do povo se tornam mais viciosos. Portanto, na sociedade socialista, o Estado desempenha a função de suprimir as atividades antissocialistas de elementos hostis, incluindo os remanescentes das classes exploradoras derrubadas e indivíduos hostis impuros, a fim de defender a segurança e a pureza do sistema socialista.

Na sociedade socialista, o Estado identifica a causa raiz dos fenômenos não socialistas emergentes e distingue se eles estão sujeitos à supressão ou se requerem apenas medidas disciplinares, tomando então as sanções legais apropriadas de acordo.


O Estado socialista realiza sanções legais contra os fenômenos não socialistas com base no princípio de combinar estreitamente essas sanções com a educação social. Como as sanções legais contra fenômenos não socialistas envolvem responsabilidade legal por ações que violam a ordem e os regulamentos legais do Estado, elas devem ser realizadas com um propósito educativo completo. Na nossa sociedade socialista centrada no povo, sanções legais e educação estão inseparavelmente relacionadas. Em outras palavras, o objetivo de impor sanções legais aos indivíduos responsáveis por fenômenos não socialistas é fortalecer a luta contra todos os fenômenos não socialistas que aparecem entre as massas trabalhadoras, consolidar a ordem legal do Estado e reformar e despertar os indivíduos, encorajando-os a participar ativamente da construção socialista.


Na sociedade socialista, a luta de classes continua e se torna ainda mais intensa e aguda. Portanto, a função do Estado socialista como arma de luta de classes — sua ditadura democrática popular — é essencial e se torna uma função crucial do Estado socialista. Enfraquecer a função da ditadura democrática popular do Estado socialista permite que todos os tipos de elementos contrarrevolucionários e não socialistas que obstruem a construção socialista e infringem os interesses das massas floresçam, levando, em última instância, à perda da própria existência do Estado socialista. Isso foi comprovado historicamente. Em alguns países socialistas que estavam construindo o socialismo no passado, revisionistas modernos e sociais-democratas modernos propagaram a ideia de que a luta de classes não era mais necessária na sociedade socialista, e eles se engajaram em vários esquemas para paralisar a função de ditadura do Estado socialista. Eles rejeitaram a liderança do Partido sobre as instituições de ditadura, reorganizaram essas instituições sob o pretexto de reforma e enfraqueceram sua função e papel através de vários métodos astutos, como a redução ou separação dessas instituições e a remoção de funcionários confiáveis. Como resultado, elementos hostis puderam agir livremente, crimes e atividades ilegais tornaram-se predominantes e, eventualmente, o sistema socialista, a conquista revolucionária, colapsou.


A experiência histórica mostra que, sob quaisquer circunstâncias, apenas fortalecendo completamente a função de ditadura do Estado socialista e suprimindo totalmente todos os elementos hostis que pisoteiam a independência e a criatividade das massas, o socialismo pode ser defendido e sustentado. Outra característica da luta de classes na sociedade socialista é que ela é realizada como uma luta ideológica para eliminar ideologias retrógradas e reacionárias e armar as massas com a ideologia socialista, bem como como uma luta para suprimir e esmagar a agressão antissocialista das forças hostis e as atividades de elementos hostis impuros, e para erradicar atos não socialistas e antissocialistas.


Nas sociedades exploradoras, a luta de classes tomava principalmente a forma de luta armada para derrubar o poder estatal da classe exploradora pela força e violência. A luta de classes nas sociedades exploradoras foi conduzida de várias formas e métodos. Na luta pela conquista do poder estatal pela classe trabalhadora, a luta de classes assumiu muitas formas, incluindo lutas políticas e econômicas, lutas legais e ilegais. Entre essas formas, a principal era a luta política e violenta. Como a classe exploradora e dominante nas sociedades exploradoras se apoia na violência contrarrevolucionária para oprimir e explorar as massas, as massas só podem vencer a luta de classes contra a classe hostil e alcançar a libertação de classe através da luta política e violenta.


A forma de luta de classes na sociedade socialista difere de várias maneiras da forma de luta de classes nas sociedades exploradoras. Uma forma importante de luta de classes na sociedade socialista é a luta ideológica e a educação ideológica. A luta de classes na sociedade socialista é travada como uma luta ideológica contra elementos ideológicos retrógrados e restos ideológicos capitalistas que aparecem entre as massas trabalhadoras. Na sociedade socialista, os restos de ideologias retrógradas não são eliminados por métodos violentos, mas por meio da luta ideológica e da educação, de acordo com as exigências legais do desenvolvimento da consciência das pessoas. A luta ideológica visa erradicar os restos de ideologias retrógradas das mentes dos trabalhadores e armá-los completamente com a ideologia socialista.


O fato de que os restos de ideologias retrógradas persistem nas mentes das pessoas na sociedade socialista está relacionado à contínua infiltração ideológica e cultural do capitalismo, bem como aos substanciais restos de elementos ideológicos atrasados herdados da velha sociedade. A consciência ideológica das pessoas é influenciada por sua situação socioeconômica e pelas condições materiais de vida, mas ela não muda automaticamente quando essas condições são alteradas. Os restos de ideologias retrógradas deixados nas mentes das pessoas após o estabelecimento do sistema socialista não desaparecem sozinhos; são profundamente conservadores e persistentes. Portanto, a principal forma de luta de classes na sociedade socialista é o processo de persuasão ideológica, educação e luta, voltado para erradicar os restos de ideologias retrógradas das mentes das pessoas e armá-las completamente com a ideologia socialista, transformando e reeducando todos os indivíduos para revolucionar e proletarizar a sociedade.


Outra forma importante de luta de classes na sociedade socialista é a supressão completa de elementos hostis impuros que representam uma ameaça à sociedade socialista e a eliminação de fenômenos não socialistas e antissocialistas. A supressão completa de elementos hostis impuros que criam perigos para a sociedade socialista é uma forma crucial de luta de classes na sociedade socialista. Os alvos da supressão na luta de classes da sociedade socialista incluem espiões, sabotadores e agentes destrutivos infiltrados de fora, bem como os remanescentes das classes exploradoras derrubadas que ainda estão ativos internamente. Elementos hostis impuros, em sua busca por objetivos reacionários, aliam-se a forças hostis externas e tornam-se seus agentes e ferramentas. As forças hostis externas, que guardam ressentimento contra o sistema socialista, organizam inimigos de classe e lhes fornecem educação antissocialista e treinamento em espionagem, usando-os como ferramentas para seus esforços de subversão antissocialista.


A luta para suprimir completamente elementos contrarrevolucionários e remanescentes das classes exploradoras tem grande significado na continuidade da consolidação e desenvolvimento do sistema socialista. A supressão de elementos hostis impuros que criam perigos para a sociedade socialista é realizada por instituições legais, incluindo órgãos judiciais, de promotoria e de segurança pública. No processo de identificar e eliminar completamente as atividades antissocialistas da minoria de elementos hostis, a unidade e coesão da sociedade socialista são ainda mais fortalecidas, e a segurança do sistema socialista é assegurada. A luta legal e organizacional para eliminar fenômenos não socialistas e antissocialistas que representam perigos para a sociedade socialista também é uma forma importante de luta de classes na sociedade socialista.


Fenômenos não socialistas e antissocialistas fomentam ilusões sobre o capitalismo entre as pessoas e representam uma perigosa ameaça de degeneração do sistema socialista. O surgimento de fenômenos não socialistas e antissocialistas na sociedade socialista está relacionado à infiltração ideológica e cultural do capitalismo, o que leva à degradação e transformação da consciência de classe em algumas pessoas. Ignorar elementos não socialistas e antissocialistas, que corroem as bases do socialismo e da luta de classes, é um ato autodestrutivo que coloca em risco o sistema socialista.


Na sociedade socialista, as lutas legais e organizacionais para identificar e eliminar, de maneira oportuna, os elementos e as expressões de fenômenos não socialistas e antissocialistas tornaram-se uma importante forma de luta de classes. À medida que a luta de classes para erradicar fenômenos não socialistas e antissocialistas — atos que desafiam o desenvolvimento da sociedade socialista — se intensifica, um estilo de vida saudável e um método de luta, em consonância com as exigências inerentes da sociedade socialista, tornam-se mais difundidos por toda a sociedade, garantindo o desenvolvimento contínuo do socialismo.


Como mostram as lições históricas da construção socialista, mesmo após o estabelecimento do sistema socialista, se o trabalho de reforma ideológica entre o povo for negligenciado e a luta contra elementos não socialistas e antissocialistas for enfraquecida, a superioridade e a vitalidade do socialismo não poderão ser plenamente realizadas, e, em última instância, o socialismo enfrentará o fracasso. Devemos travar uma luta intransigente contra todos os elementos que impedem o desenvolvimento do socialismo, defendendo, sustentando e glorificando nosso digno e único estilo de socialismo, cumprindo nossa responsabilidade e papel nesse processo.


Conclusão


Como descrito acima, este artigo teve como objetivo abordar três aspectos principais: demonstrar, por meio de comparação, que a luta de classes na sociedade socialista é distinta da luta de classes de períodos anteriores em termos de seus objetivos, meios e formas. Especificamente, a luta de classes na sociedade socialista, primeiro, visa fortalecer a unidade e coesão de toda a sociedade para garantir o avanço vitorioso da causa socialista. Em segundo lugar, em termos de meios, a luta de classes na sociedade socialista é caracterizada por ser conduzida sob a garantia da poderosa força do Estado. Por fim, em termos de forma, a luta de classes na sociedade socialista é marcada pela luta ideológica para eliminar todos os restos de ideologias retrógradas e reacionárias, bem como pela luta para suprimir e esmagar a agressão antissocialista de forças hostis e as atividades de elementos hostis impuros, e para erradicar atos não socialistas e antissocialistas.


Ao escrever este artigo, percebi que há espaço para desenvolver ainda mais a discussão sobre as características da luta de classes na sociedade socialista, particularmente em relação ao desenvolvimento da consciência de classe entre as massas, nos campos específicos da construção socialista e em sua trajetória histórica. Considerando esses pontos, acredito que ainda existem várias questões relacionadas ao tema deste artigo que devem ser abordadas com maior profundidade no futuro, incluindo a natureza da luta de classes, a função da ditadura democrática popular.


*A tradução publicada por este blog é não oficial. Qualquer erro é de responsabilidade exclusiva dos editores.


Publicado pelo Boletim de Filosofia da Universidade Kim Il Sung, Vol. 65, Nº 1, 2019.


Comments


bottom of page