top of page
Buscar

Kim Jong Il: Avançar sob a bandeira do Marxismo-Leninismo e da Ideia Juche



No artigo que publicamos a seguir, escrito para celebrar o 165º aniversário de Karl Marx, criador do comunismo científico, Kim Jong Il elucida e explica detalhadamente a importância de sua figura para a criação do Movimento Comunista Internacional, bem como seu papel como o primeiro líder da classe operária. A Ideia Juche reconhece e afirma plenamente os princípios básicos do Marxismo-Leninismo, tendo sido originada pela aplicação desses princípios à realidade concreta da revolução coreana. Embora seja uma filosofia nova e original em comparação ao Marxismo-Leninismo, a Ideia Juche incorpora todos os princípios filosóficos e a missão histórica da primeira teoria revolucionária da classe operária, oferecendo respostas inéditas aos novos problemas surgidos com o avanço e a mudança da época histórica em que vivemos. Acreditamos que, através do estudo deste artigo, nossos leitores terão a oportunidade de conhecer de maneira mais detalhada a opinião dos comunistas coreanos sobre a teoria Marxista em geral, bem como sobre as políticas e novas teorias desenvolvidas pelos comunistas coreanos ao longo do desenvolvimento histórico da revolução coreana.


CENTRO DE ESTUDOS DA IDEIA JUCHE - BRASIL



Avançar sob a bandeira do Marxismo-Leninismo e da Ideia Juche


Por ocasião do 165º aniversário de Karl Marx e do centenário de sua morte


3 de maio de 1983


Kim Jong Il


Já se passou mais de um século desde os tempos de Karl Marx, o grande líder da classe operária internacional e autor da teoria comunista científica. Karl Marx fez uma grande contribuição para a causa da libertação da humanidade e, devido aos seus feitos imortais, seu nome ainda está gravado nos corações da classe operária e dos povos de todos os países.


A carreira de Marx foi a de um pensador e teórico proeminente, um grande revolucionário. Foi ele quem inaugurou a época do movimento comunista internacional e fez uma mudança radical na luta pela liberdade e libertação da classe operária e das massas populares. A humanidade progressista lembrará para sempre sua brilhante carreira e grandes serviços prestados à sagrada causa revolucionária da classe operária e das demais pessoas trabalhadoras.


A maior contribuição de Marx para a humanidade reside no fato de que ele avançou o Marxismo, que forneceu à classe operária uma poderosa arma ideológica e teórica para a luta pela libertação.


A ideia revolucionária da classe operária surge como um reflexo da demanda dos tempos e das aspirações das massas populares.


Na primeira metade do século 19, o capitalismo desenvolveu-se rapidamente em muitos países europeus. À medida que florescia, explorava e oprimia severamente a classe operária. Portanto, a classe operária se levantou na luta contra a exploração e opressão pelo capital.


Essa luta exigia uma ideia e uma teoria revolucionárias como sua diretriz. A exigência foi atendida por Marx quando ele, juntamente com Engels, desenvolveu o Marxismo, que representava as aspirações e interesses da classe operária.


Marx examinou criticamente as ideias e teorias progressistas contemporâneas, incluindo a filosofia clássica da Alemanha, a economia política clássica da Grã-Bretanha e a teoria socialista utópica da França, e analisou as contradições da sociedade capitalista. Com base nisso, ele esclareceu os princípios do materialismo dialético e histórico, avançou as teorias do valor excedente, provou a inevitabilidade da queda do capitalismo e o triunfo do comunismo, e transformou o socialismo de utopia em ciência.


Graças à contribuição extraordinária de Marx, a classe operária pôde ter, pela primeira vez, sua própria visão de mundo científica, compreender a lei do desenvolvimento social e ver o caminho que deveria seguir para alcançar a emancipação de classe e construir uma nova sociedade brilhante.


Baseando-se na análise das relações de classe da sociedade capitalista, Marx definiu que a classe operária era a classe mais avançada e revolucionária, com a missão de abolir a dominação do capital, acabar com a exploração do homem pelo homem de uma vez por todas e construir uma nova sociedade comunista. Ele elucidou que a luta da classe operária contra a classe capitalista inevitavelmente resultaria na ditadura do proletariado. A ideia marxista sobre a luta de classes e a ditadura do proletariado serviu como uma poderosa arma na luta da classe operária para alcançar a emancipação de classe e realizar o comunismo.


O estabelecimento do Marxismo foi um evento revolucionário na luta da classe operária. Ele levou a classe operária e as massas trabalhadoras a uma nova era, quando lutaram pela liberdade e libertação, pelo socialismo e comunismo, com teoria revolucionária científica, estratégia e tática. Marx não apenas forneceu à classe operária e a outras pessoas trabalhadoras exploradas a arma para sua luta de libertação no alvorecer da revolução proletária, mas também abriu o caminho para isso ao participar pessoalmente da luta revolucionária.


Marx trabalhou energeticamente para ligar o socialismo científico ao movimento da classe operária e lutou zelosamente contra o capitalismo pela libertação da classe operária.


Marx provou a necessidade de formar um destacamento de vanguarda da classe operária em sua luta revolucionária e envidou grandes esforços para a construção de um partido. Ele organizou a Liga dos Comunistas e publicou o Manifesto Comunista, que redigiu junto com Engels. Assim, ele iniciou o movimento comunista da classe operária, que lutou sob a liderança de um partido revolucionário com um programa científico. A fundação da Primeira Internacional por Marx permitiu que a classe operária travasse a luta revolucionária com mais energia, cimentando a solidariedade internacional.


A causa revolucionária da classe operária emergiu vitoriosa através de ferozes lutas contra todos os inimigos de classe. Desde o início, a burguesia e seus servidores recorreram a todos os meios para exterminar o Marxismo com o ódio mais amargo. Em todo o período de sua atividade revolucionária, Marx combateu intransigentemente os reacionários burgueses e todas as formas de oportunistas, defendendo assim a causa revolucionária da classe operária e abrindo caminho para seu triunfo.


Avanços longos foram feitos no progresso histórico e mudanças radicais foram efetivadas na aparência do mundo desde os dias de Marx. A doutrina marxiana foi herdada e aplicada pelos comunistas e pelo povo revolucionário do mundo, e o Marxismo se desenvolveu constantemente.


Lenin assumiu a causa de Marx e propôs o Leninismo, desenvolvendo criativamente o Marxismo para adequá-lo às novas condições históricas no período do imperialismo e da revolução proletária. Graças ao Leninismo, a Revolução Socialista de Outubro emergiu vitoriosa e o primeiro estado de ditadura do proletariado nasceu. O Marxismo-Leninismo, a ideologia revolucionária da classe operária originada por Marx e desenvolvida por Lenin, deu um forte impulso à luta revolucionária da classe operária internacional e à causa das massas populares pela libertação.


Hoje, o socialismo triunfou em muitos países do mundo, e centenas de milhões de pessoas na Ásia, África e América Latina se libertaram do domínio imperialista e colonial e estão criando uma nova vida. Esta é uma grande mudança feita na causa do comunismo, a causa revolucionária da classe operária, e uma vitória histórica conquistada pelos comunistas, revolucionários e povos revolucionários de muitos países ao custo de seu sangue.


Em um movimento revolucionário da classe operária, o líder desempenha o papel decisivo. Desde o período inicial da história do movimento comunista internacional, essa valiosa verdade foi provada pelas atividades de Marx. Se Marx, o primeiro líder da classe operária, não tivesse fundado o Marxismo para a classe operária internacional, eles teriam tateado no escuro, sem conhecer sua missão histórica, nem teriam triunfado em suas lutas revolucionárias. Se Lenin não tivesse avançado o Leninismo, a teoria, a estratégia e a tática da revolução proletária na era do imperialismo e despertado a classe operária russa para a luta, o primeiro estado socialista do mundo nunca teria aparecido.


Assim como ocorreu com o movimento comunista no passado, também no presente e no futuro a causa revolucionária da classe operária avançará triunfantemente sob a orientação do líder.


Nos dias da dominação colonial do imperialismo japonês, o Marxismo-Leninismo anunciou a aurora para a luta dos comunistas e do povo coreano pela emancipação nacional e social. Nos primeiros anos de sua liderança revolucionária em nosso país, o grande líder camarada Kim Il Sung brilhantemente abriu o caminho vitorioso dos movimentos comunista e de libertação nacional sob a bandeira do Marxismo-Leninismo.


Como os movimentos revolucionários ocorrem em diferentes contextos históricos e em diferentes cenas específicas, os comunistas de cada país devem aplicar os princípios gerais do Marxismo- Leninismo em conformidade com as condições dos tempos e as realidades específicas de seu país e desenvolver a teoria revolucionária de acordo com os novos requisitos da revolução em desenvolvimento.


Ao fundar a ideia Juche enquanto mostrava o caminho para a revolução através da aplicação criativa do Marxismo-Leninismo às realidades do nosso país, o grande líder camarada Kim Il Sung pavimentou o caminho para desenvolver nossa revolução de forma independente.


Em suma, a ideia Juche significa que os mestres da revolução e da construção são as massas populares e que elas também são a força motriz da revolução e da construção.


Como os mestres da revolução e da construção são as massas populares, elas devem aderir à posição de mestres na revolução e construção e cumprir seu papel como tal.


Para aderir à posição de mestres, as massas populares devem manter uma postura independente.


O movimento revolucionário é uma luta para defender o Chajusong das massas populares e, portanto, exige a manutenção de uma postura independente. Somente quando mantêm essa postura, as massas podem resolver todos os problemas que surgem na revolução e construção em seus interesses, salvaguardar seus direitos como mestres na revolução e construção e cumprir sua responsabilidade. Para manter uma postura independente, devem implementar o princípio do Juche na ideologia, a independência na política, o auto-suporte na economia e a autossuficiência na defesa nacional.


Para cumprir o papel de mestres na revolução e construção, as massas populares devem manter uma postura criativa.


O movimento revolucionário é um movimento criativo das massas e, portanto, exige a manutenção de uma postura criativa. Somente quando aderem a essa postura, as massas podem exibir plenamente seu poder criativo e encontrar maneiras e meios adequados às realidades, impulsionando assim a revolução e a construção com energia. Para manter uma postura criativa, deve-se aplicar o princípio de resolver todos os problemas de acordo com as condições reais, com a força criativa das massas.


Se quisermos que as massas populares adiram à posição de mestres na revolução e construção e cumpram seu papel como tal, devemos dirigir nossa atenção principal aos seus pensamentos.


A consciência ideológica independente das massas populares desempenha um papel decisivo no movimento revolucionário e, portanto, esse movimento exige que enfatizemos a ideologia. Somente quando despertarmos e estimularmos ideologicamente as massas trabalhadoras, os mestres da revolução e construção, poderemos amadurecer rapidamente a revolução e conduzi- la ativamente. Para aumentar o papel da consciência ideológica na revolução e construção, devemos implementar o princípio de manter a remodelagem ideológica e o trabalho político à frente de todas as outras atividades.


A postura e os princípios orientados pelo Juche, esclarecidos pelo grande líder camarada Kim Il Sung, estão em conformidade com os princípios do movimento comunista e do Marxismo- Leninismo. O movimento comunista é uma luta pelo Chajusong, para libertar o povo de todas as formas de subordinação e restrição; é um movimento realizado pelos comunistas e pelo povo de forma independente, de acordo com sua própria convicção. Adotar a postura do Juche na revolução e construção está totalmente de acordo com essa característica essencial do movimento comunista. Agora que a luta pelo comunismo é realizada com cada estado nacional como unidade, a adesão à postura baseada no Juche é mais urgentemente exigida. Se os comunistas realizarem com sucesso a revolução em seu país a partir da postura do Juche, poderão contribuir melhor para o fortalecimento das forças revolucionárias internacionais e para a promoção da vitória da revolução mundial.


O Marxismo-Leninismo, que esclareceu a teoria, a estratégia e as táticas da luta revolucionária da classe operária, não é um dogma, mas um guia para a ação. Adotar a postura do Juche na revolução e construção está de acordo com o caráter essencial do Marxismo-Leninismo como uma doutrina criativa. Somente através de uma aplicação correta do Marxismo-Leninismo a partir da postura do Juche, os comunistas poderão exibir plenamente seu poder e enriquecer ainda mais seu tesouro criando novas teorias revolucionárias.


No curso de liderar a revolução coreana, o grande líder camarada Kim Il Sung deu respostas científicas a todos os problemas que surgiram na revolução e construção com base na ideia Juche e sistematizou a ideologia, teoria e método do Juche de maneira abrangente. Toda a sua ideologia, teoria e método procedem dos princípios do Juche e os incorporam. Nesse sentido, chamamos a ideologia, teoria e método do camarada Kim Il Sung de ideia Juche.


A ideia Juche é um fruto brilhante das atividades ideológicas e teóricas do grande líder camarada Kim Il Sung, que abrangem mais de meio século; é uma cristalização ideológica e teórica da revolução coreana. A ideia Juche fornece uma sistematização completa dos pensamentos e teorias que foram desenvolvidos, enriquecidos e recém-avançados no curso da luta revolucionária sob a bandeira do Marxismo-Leninismo e contém respostas científicas para novos problemas levantados pela revolução e construção em nossa era. Somente quando avançarmos pelo caminho indicado pela ideia Juche, poderemos superar todas as formas de oportunismo e sustentar firmemente os princípios revolucionários do Marxismo-Leninismo, resolver corretamente todos os novos problemas levantados pelos tempos e pela revolução em desenvolvimento e realizar brilhantemente a causa do comunismo.


A história da revolução coreana é uma história da aplicação e vitória total da grande ideia Juche.


Ao aderir a essa ideia como nosso princípio orientador inabalável, conseguimos conduzir vitoriosamente a revolução e construção sem qualquer desvio.


De acordo com a linha orientada pelo Juche de luta armada proposta pelo grande líder camarada Kim Il Sung, nosso povo travou uma heroica luta armada anti-japonesa, derrotou os imperialistas japoneses e alcançou a causa histórica da libertação nacional. Após a libertação, sob a sábia liderança do grande líder camarada Kim Il Sung, implementaram a linha revolucionária orientada pelo Juche e, assim, realizaram completamente a revolução democrática anti-imperialista e anti- feudal na metade norte da República e a converteram em uma base poderosa da revolução coreana. Com essa base, venceram uma grande vitória na feroz Guerra de Libertação da Pátria contra a invasão dos imperialistas americanos. Aplicando a ideia Juche, resolvemos corretamente todos os problemas que surgiram na revolução e construção socialistas após a guerra e transformamos, em pouco tempo, nosso país outrora atrasado em um poderoso estado socialista, que é independente, autossuficiente e autossustentável na defesa.


Hoje, nossa revolução está se desenvolvendo para uma nova fase alta e uma vista mais brilhante se abre diante de nosso povo, que avança em direção ao comunismo.


Desde que a teoria científica do comunismo foi estabelecida por Marx, a humanidade tem travado uma luta ininterrupta para realizar uma sociedade comunista ideal, e hoje o comunismo não é um desejo querido que se tornará realidade em um futuro distante, mas está na ordem do dia como uma tarefa prática.


Com base no Marxismo-Leninismo e na ideia Juche, nosso Partido resolveu corretamente questões teóricas e práticas que surgem na construção comunista, promovendo vigorosamente a revolução e construção de acordo com a estratégia científica e a política militante.


Nosso Partido apresentou a teoria sobre a captura das fortalezas ideológicas e materiais do comunismo e a teoria sobre as revoluções ideológica, técnica e cultural, elucidando claramente os objetivos estratégicos básicos da construção comunista e os meios para sua realização.


Se quisermos construir uma sociedade comunista, devemos conquistar a fortaleza material do comunismo sem falta. Em outras palavras, devemos desenvolver altamente as forças produtivas para estabelecer as bases materiais e técnicas do comunismo e estabelecer uma única propriedade comunista. Somente então poderemos aplicar o princípio comunista de "De cada um segundo sua capacidade, a cada um segundo suas necessidades", que Marx apresentou há muito tempo.


Para construir uma sociedade comunista, devemos assegurar a fortaleza ideológica também. Ou seja, cada membro da sociedade deve ser revolucionado, proletarizado e intelectualizado para se tornar um homem comunista desenvolvido de maneira harmoniosa. As pessoas são os mestres da sociedade. Portanto, somente quando forem educadas como pessoas comunistas desenvolvidas de maneira abrangente, poderão construir com sucesso o socialismo e o comunismo e administrar adequadamente a sociedade comunista.


A vida ideológica e moral das pessoas e a vida material constituem dois aspectos da vida social, e o Chajusong das massas trabalhadoras deve ser realizado nesses dois campos. Para realizar completamente o Chajusong das massas populares, portanto, devemos alcançar tanto as fortalezas ideológicas quanto as materiais do comunismo sem falta.


O programa de nosso Partido de modelar toda a sociedade na ideia Juche é um grande programa para a construção do comunismo. Ele nos permite conquistar com sucesso as fortalezas ideológicas e materiais do comunismo ao transformar homens, sociedade e natureza de acordo com a ideia Juche e realizar completamente o Chajusong das massas trabalhadoras.


As revoluções ideológica, técnica e cultural constituem a linha estratégica consistente de nosso Partido para moldar toda a sociedade de acordo com a ideia Juche e para construir o comunismo.


A linha dessas três revoluções representa a postura inabalável de nosso Partido para completar a causa do socialismo e do comunismo.


A vitória da revolução socialista e o estabelecimento do sistema socialista marcam um ponto de virada histórico na luta revolucionária da classe operária para realizar a causa do socialismo e do comunismo. Mas isso não significa, de forma alguma, a conclusão da revolução.


Com o estabelecimento do sistema socialista, a antagonismo de classe é abolido, mas as distinções de classe ainda existem. As distinções de classe na sociedade socialista são aquelas entre a classe operária e o campesinato, as duas principais classes amigáveis, e essas distinções emanam das diferenças entre a propriedade pública e cooperativa, as duas formas de propriedade socialista.


O estabelecimento do sistema socialista também traz uma mudança fundamental no caráter do trabalho, que se torna uma questão de honra. Mas o trabalho ainda não se torna um requisito primordial da vida e as diferenças no trabalho permanecem. As diferenças no trabalho na sociedade socialista se expressam principalmente nas distinções entre trabalho físico e mental, entre trabalho pesado e leve e entre trabalho industrial e agrícola.


O estabelecimento do sistema socialista elimina as fontes de exploração e pobreza de uma vez por todas, mas as distinções ainda existem nos padrões de vida material e cultural dos membros da sociedade.


A causa de várias diferenças, incluindo as distinções de classe que permanecem na sociedade socialista, consiste no atraso ideológico, técnico e cultural, legado da antiga sociedade. Devido a esse atraso ideológico, técnico e cultural e várias diferenças, incluindo distinções de classe, a sociedade socialista difere do estágio elevado do comunismo e assume um caráter transitório.


Claro, esse caráter transitório não é uma característica essencial da sociedade socialista. A qualidade essencial da sociedade socialista é representada precisamente por seu caráter comunista. Isso porque a sociedade socialista é baseada no coletivismo e a cooperação e unidade camarada formam a base das relações sociais.


Construir e completar uma sociedade socialista é um processo de fortalecer o caráter comunista dessa sociedade e superar seu caráter transitório. Isso requer que todas as políticas sejam realizadas em consideração e conformidade tanto com o caráter comunista quanto com o caráter transitório dessa sociedade na construção do socialismo.


Em vista da superioridade essencial e das características da sociedade socialista, é importante perseguir uma política correta e imparcial que enfatize os incentivos políticos e morais para o povo trabalhador e os combine adequadamente com seus incentivos materiais na construção socialista, que implemente ativamente medidas comunistas e adira estritamente ao princípio socialista de distribuição de acordo com a qualidade e quantidade do trabalho realizado e que combine corretamente o entusiasmo voluntário do povo trabalhador com seu controle.


Se uma política for formulada apenas com base no caráter comunista da sociedade socialista, ignorando seu caráter transitório, e vice-versa, poderá resultar em erros esquerdistas e direitistas.


Se quisermos construir uma sociedade comunista superando o caráter transitório da sociedade socialista, devemos continuar a realizar as revoluções para abolir o atraso ideológico, técnico e cultural.


As revoluções ideológica, técnica e cultural são a continuação da revolução sob o socialismo e seu avanço para um novo estágio mais alto. A revolução pelo Chajusong da classe operária e das massas trabalhadoras, que começou com a luta para derrubar o antigo sistema explorador, é levada adiante para a luta na sociedade socialista para eliminar o atraso ideológico, técnico e cultural, legado da antiga sociedade, e é completada através dessa luta. Somente quando realizarmos essas três revoluções, poderemos abolir o atraso ideológico, técnico e cultural e as distinções de classe incidentais entre a classe operária e o campesinato e as diferenças no trabalho e nos padrões de vida material e cultural e atender a todos os requisitos essenciais da sociedade comunista. Ao realizar as três revoluções, nosso Partido adere ao princípio de dar precedência definida à revolução ideológica e impulsionar vigorosamente as revoluções técnica e cultural simultaneamente.


Somente quando dermos prioridade à revolução ideológica poderemos remodelar a consciência ideológica das pessoas e transformá-las em homens comunistas e realizar com sucesso a construção econômica e cultural, dando plena expressão ao zelo revolucionário do povo trabalhador. A menos que continuemos a intensificar a revolução ideológica, ideias obsoletas podem ressurgir nas mentes das pessoas, ideias capitalistas podem infiltrar-se de fora e o entusiasmo revolucionário das pessoas pode esfriar gradualmente à medida que se livram das preocupações com comida, vestuário e moradia com a melhoria de seu padrão de vida. A negligência da revolução ideológica produzirá, em última análise, consequências graves na revolução e construção.


Portanto, nunca devemos negligenciar a revolução ideológica, mas intensificá-la incessantemente na construção do socialismo e comunismo.


Nosso Partido deu precedência definida à revolução ideológica na revolução e construção e lutou energicamente para realizá-la, trazendo uma mudança fundamental nas qualidades ideológicas e morais das pessoas e em seu modo de vida. Toda a sociedade está perpassada pela ideia Juche e vibrante com um modo de vida e trabalho revolucionário. Todos os nossos trabalhadores estão lutando devotadamente pelo Partido e pela revolução, pelo país e pelo povo e pela sociedade e pelo coletivo, com infinita lealdade ao Partido e ao líder.


Mas, para educar e remodelar todos os membros da sociedade em verdadeiros revolucionários comunistas do tipo Juche e estimular seu entusiasmo revolucionário incessantemente, devemos continuar a intensificar a revolução ideológica.


A principal tarefa que enfrentamos hoje na implementação da revolução ideológica é educar e remodelar todos os membros da sociedade completamente em revolucionários comunistas do tipo Juche, de acordo com o requisito de modelar toda a sociedade na ideia Juche, e estimular vigorosamente o povo trabalhador para a luta revolucionária e o trabalho de construção, ativando seu zelo revolucionário. Devemos intensificar a educação dos membros do Partido e do povo trabalhador na ideia Juche e na política do Partido e educá-los incansavelmente nas tradições revolucionárias e nas linhas comunistas, para que pensem e ajam de acordo com as intenções de nosso Partido em qualquer momento e lugar, odeiem a classe exploradora e seu sistema, amem ardentemente o sistema socialista e a pátria socialista e lutem para realizar a causa do socialismo e do comunismo.


Devemos combinar estreitamente a educação ideológica com a prática revolucionária para garantir que todos os membros do Partido e trabalhadores acelerem a produção e a construção, exibindo um alto grau de entusiasmo revolucionário e iniciativa criativa.


Enquanto damos prioridade à revolução ideológica, devemos impulsionar as revoluções técnica e cultural. O nosso é um tempo de ciência e tecnologia. Somente desenvolvendo rapidamente a ciência e a tecnologia poderemos acelerar a construção socialista, desenvolver a economia nacional para um novo estágio mais alto, melhorar com sucesso o padrão de vida do povo e aumentar a força da nação.


Promovendo dinamicamente a revolução técnica, nosso Partido transformou nosso país outrora tecnicamente e economicamente atrasado em um avançado estado industrial socialista em pouco tempo e deu um grande passo à frente na modernização de todos os ramos da economia nacional com base científica e técnica e na libertação do povo trabalhador do trabalho árduo.


Mas, se quisermos libertar completamente nosso povo do trabalho árduo e proporcionar-lhes uma vida próspera e culta, devemos continuar a impulsionar a revolução técnica. Uma tarefa importante que enfrentamos hoje na realização da revolução técnica é modernizar rapidamente a economia nacional, tornando-a baseada no Juche e científica. Esta é a única maneira de fortalecer a independência da economia nacional e estabelecer bases materiais e técnicas firmes para o socialismo e o comunismo.


Devemos concentrar nossos esforços nos problemas científicos e tecnológicos e nos relacionados à produção que surgem ao tornar a economia nacional baseada no Juche e resolvê- los de maneira mais satisfatória, utilizando nossos recursos internos e melhorando continuamente a estrutura da economia nacional.


Esforços vigorosos devem ser feitos em todos os ramos da economia nacional para melhorar a tecnologia, introduzir mecanização, automação e controle remoto completos na produção e industrializar a agricultura, modernizando assim a economia nacional e libertando o povo trabalhador do trabalho árduo.


Além disso, devemos desenvolver rapidamente a ciência e a tecnologia e colocar a produção e a gestão de todos os ramos em uma nova base científica, convertendo nossa economia nacional em uma altamente científica.


Atualmente, um fator importante na realização da revolução técnica é aumentar o senso de responsabilidade e o papel dos cientistas e técnicos.


Graças à política correta do Partido de formação de quadros nacionais, temos um exército de cientistas, técnicos e especialistas, contando 1,2 milhão, que estão equipados com a ideia Juche e o conhecimento de ciência e tecnologia avançadas. Se mobilizarmos adequadamente essas grandes forças que trabalham pelo progresso científico e tecnológico e pelo desenvolvimento econômico do país, seremos capazes de resolver dignamente quaisquer problemas que surgirem na revolução técnica e na construção econômica.


Cientistas e técnicos devem estabelecer firmemente o Juche na pesquisa científica, intensificar a cooperação criativa com os trabalhadores e esforçar-se para resolver os problemas científicos e tecnológicos que surgirem ao tornar a economia nacional baseada no Juche, moderna e científica. Junto com isso, seus sucessos devem ser introduzidos prontamente em todos os ramos da economia nacional para provar sua eficácia na produção e construção.


Agora, a situação econômica em nosso país, como um todo, é muito boa e temos uma perspectiva definida para realizar com sucesso o magnífico programa de construção econômica socialista proposto pelo Partido. Através da luta para implementar a decisão do Sexto Congresso do Partido, o caráter Juche da indústria foi ainda mais fortalecido e bases sólidas foram construídas para alcançar os dez objetivos de longo prazo da construção econômica socialista.


A questão depende da resolução e dos esforços de nossos funcionários e membros do Partido.


Todos os funcionários, membros do Partido e trabalhadores devem apoiar a política de campanha de velocidade estabelecida pelo Partido e acelerar a produção e a construção, implementando antecipadamente o Segundo Plano de Sete Anos e os dez objetivos de longo prazo da construção econômica socialista.


O principal objetivo de realizar a revolução técnica e acelerar a construção econômica socialista é tornar o país rico e forte e proporcionar ao povo uma vida abundante e culta.


Elevar continuamente os padrões materiais e culturais do povo é o princípio supremo de nosso Partido em sua atividade. Devemos aumentar ainda mais o padrão de vida do povo, fortalecendo as bases econômicas do país e, ao mesmo tempo, efetuar uma grande mudança na produção de bens de consumo e no serviço público.


A revolução cultural é uma importante revolução, cuja tarefa é treinar nosso povo trabalhador em homens e mulheres desenvolvidos de maneira abrangente e satisfazer suas necessidades culturais crescentes.


Promovendo ativamente a revolução cultural, nosso Partido alcançou sucessos brilhantes no desenvolvimento da cultura socialista. Em nosso país, a educação compulsória universal de 11 anos foi introduzida, e toda a geração mais jovem está recebendo uma educação secundária perfeita. O progresso no trabalho de formação de quadros nacionais resultou no crescimento de um exército de intelectuais. O padrão cultural e técnico do povo trabalhador como um todo foi elevado, e um progresso notável foi feito em todos os campos da ciência, tecnologia, literatura, arte, saúde pública, etc.


A tarefa central da revolução cultural no momento é intelectualizar toda a sociedade. Esta é a política única de nosso Partido para desenvolver a cultura socialista e comunista. Devemos construir os centros existentes para formação de quadros nacionais e, ao mesmo tempo, aumentar as instituições de ensino superior e melhorar o trabalho educacional de forma a desenvolver o sistema educacional de estudar enquanto trabalha. Além disso, devemos treinar todos os membros da sociedade para serem pessoas comunistas harmoniosamente desenvolvidas e elevar continuamente o padrão geral de cultura e conhecimento da sociedade. Devemos desenvolver ainda mais a literatura e a arte revolucionárias e estabelecer completamente o modo de vida cultural socialista.


A construção bem-sucedida do socialismo e do comunismo requer liderança correta.


O Marxismo-Leninismo avançou a teoria sobre o sistema de ditadura do proletariado e, assim, forneceu uma diretriz para a classe operária no poder seguir na liderança da construção de uma nova sociedade.


Nosso Partido está liderando a construção socialista e comunista para a vitória, estabelecendo o sistema e o método de liderança sobre a revolução e a construção, de acordo com as condições reais do nosso país, com base no Marxismo-Leninismo e na ideia Juche.


O partido da classe operária é a força orientadora no sistema de liderança da revolução e construção.


Como o Marxismo-Leninismo ensina, o partido da classe operária é a organização mais elevada de todas as organizações da classe operária.


O grande líder camarada Kim Il Sung sempre encontrou a chave para todo sucesso no fortalecimento do Partido em todo o curso de liderar a revolução e a construção e liderou sabiamente o trabalho de construção do Partido revolucionário da classe operária em nosso país.


O partido revolucionário da classe operária em cada país deve ser construído de forma independente pelos comunistas desse país. Sob a liderança do grande líder camarada Kim Il Sung, os comunistas coreanos formaram organizações do Partido no princípio do Chajusong nos dias da luta revolucionária anti-japonesa e confiaram nelas para liderar a revolução coreana à vitória. Eles próprios resolveram os problemas que surgiram na construção do Partido governante após a libertação.


Em vista das condições específicas do país e da demanda da revolução, nosso Partido estabeleceu a política de construir um partido de massas e recrutou amplamente trabalhadores, camponeses e intelectuais progressistas, o que ajudou a expandir suas fileiras rapidamente. Continuou a consolidar suas fileiras organizacionalmente e ideologicamente na feroz luta contra os inimigos internos e externos.


Colocamos uma ênfase particular no estabelecimento do sistema ideológico monolítico como a linha básica da construção do Partido e, assim, tornamos a unidade e coesão do Partido inquebráveis, fortalecendo e desenvolvendo nosso Partido em um partido revolucionário militante com forte organização e disciplina, onde todos os seus membros pensam e agem da mesma forma.


Nosso Partido sempre considerou sua nobre missão servir ao povo, defendeu seus interesses completamente, confiou firmemente neles e fortaleceu seus laços de parentesco com as massas. Atualmente, nosso Partido ganhou o apoio e confiança incondicional do povo, e estes confiam completamente seu destino ao primeiro e estão lutando firmemente sob sua liderança.


Estamos justificadamente orgulhosos do fato de termos construído o Partido revolucionário de aço, cujos membros estão firmemente unidos em uma mesma ideologia e vontade em torno de seu Comitê Central, liderado pelo grande líder camarada Kim Il Sung, o Partido militante que cravou suas raízes profundas nas massas populares e está em completa harmonia com elas, impulsionando vigorosamente a revolução e a construção.


Fortalecer o Partido e aumentar suas funções e papel de liderança é importante na construção socialista e comunista em todos os momentos. Uma sociedade socialista e comunista é uma sociedade altamente organizada e, para a gestão correta de tal sociedade, deve haver uma força orientadora com forte poder de organização, como um partido.


Devemos construir o Partido de maneira visionária, considerando seu lugar e papel na realização da causa socialista e comunista.


Fortalecer e desenvolver nosso Partido como o Partido eterno do camarada Kim Il Sung, seu fundador e líder, é a postura consistente que nosso Partido mantém na construção do Partido. Nosso Partido cumprirá admiravelmente sua missão histórica ao ter invariavelmente o grande camarada Kim Il Sung à frente do Partido, tomando a ideia Juche como sua ideia orientadora, defendendo resolutamente suas tradições revolucionárias e aderindo firmemente às suas políticas.


Devemos estabelecer mais completamente o sistema ideológico monolítico em todo o Partido, consolidar incessantemente as bases organizacionais e ideológicas do Partido e continuar fortalecendo suas fileiras. Todas as organizações do Partido devem fortalecer o trabalho entre os quadros e membros do Partido, considerando o trabalho entre o povo como a base da atividade do Partido, regularizar e padronizar a vida do Partido para fortalecer ainda mais seu espírito partidário e reunir todas as seções das massas de perto em torno do Partido por meio de um trabalho eficiente entre elas.


Dar orientação correta do Partido à revolução e construção é o dever importante do Partido.


O partido da classe operária é um órgão político de liderança, então sua orientação da revolução e construção deve ser uma orientação política, uma orientação dada em conformidade com a política do Partido. Em todo o curso de dar sua orientação à revolução e construção, nosso Partido prestou atenção especial para garantir que todas as organizações do Partido estabelecessem um controle unificado do trabalho em seus respectivos campos e unidades e fortalecessem sua orientação política, uma orientação dada para se adequar à política do Partido.


O que é importante na liderança do Partido sobre a construção socialista é garantir a orientação correta das revoluções ideológica, técnica e cultural.


Nosso Partido melhorou sua liderança das três revoluções em conformidade com os requisitos da revolução e construção em cada estágio. Em passo com a intensificação das revoluções ideológica, técnica e cultural, nosso Partido aumentou ainda mais as funções militantes e o papel de suas organizações e, ao mesmo tempo, enviou as equipes das três revoluções, compostas por membros-chave do Partido e jovens intelectuais, para fábricas, empresas e fazendas cooperativas. Garantiu, assim, que as organizações do Partido e as equipes promovessem vigorosamente as revoluções ideológica, técnica e cultural com esforços unidos. Ao intensificar constantemente a liderança do Partido sobre as três revoluções, organizaremos melhor essas revoluções e as tornaremos mais ativas, trazendo uma nova virada em sua implementação.


A construção econômica socialista é uma tarefa revolucionária importante para um partido da classe operária no poder. O trabalho do Partido governante deve ser direcionado à construção econômica socialista eficiente, e o sucesso no trabalho do Partido também deve se manifestar no sucesso da construção econômica socialista.


Hoje, nossa economia nacional atingiu um alto nível de desenvolvimento e suas potencialidades são enormes. Isso exige fortalecer ainda mais a liderança do Partido sobre a construção econômica socialista. As organizações do Partido devem assumir firmemente o trabalho econômico e promovê-lo ativamente; devem prestar assistência eficiente aos funcionários econômicos, para que organizem o trabalho econômico e dirijam a produção de maneira responsável, com a atitude de mestres da revolução.


Se quisermos construir o socialismo e o comunismo com sucesso, devemos fortalecer o governo do povo como arma e aumentar o papel do estado e das entidades econômicas.


Guiado pela teoria marxista-leninista sobre a ditadura do proletariado, nosso Partido estabeleceu o governo do povo, resolvendo criativamente a questão do poder do estado para adequar às condições de uma nova era, contribuindo assim para enriquecer a experiência histórica da ditadura do proletariado. O governo do povo é um novo tipo de ditadura do proletariado, que nasceu conforme exigido pela lei do movimento revolucionário da classe operária.


A revolução socialista e comunista progrediu de forma constante ao longo de um século e reuniu sob sua bandeira não apenas a classe operária, mas também seções mais amplas do povo trabalhador. Em nosso tempo, pessoas de todas as classes, incluindo trabalhadores e camponeses, vieram a participar do movimento revolucionário liderado pela classe operária. Além disso, naqueles países que, como o nosso, eram anteriormente colônias ou semi-colônias imperialistas, amplas seções das massas, como camponeses, intelectuais trabalhadores e pequena burguesia, sob a liderança da classe operária, não apenas participam da revolução anti- imperialista pela libertação nacional, mas aceitaram o socialismo e estão trilhando o caminho socialista. O governo do povo era a exigência dessas condições históricas, em que a base sociopolítica da ditadura do proletariado se expandiu incomparavelmente.


De acordo com a linha orientada pelo Juche de construção do governo do povo que o grande líder camarada Kim Il Sung definiu durante o período da luta revolucionária anti-japonesa e colocou em prática nas bases guerrilheiras, nosso Partido destruiu as máquinas coloniais de governo dos imperialistas japoneses e estabeleceu o governo do povo imediatamente após a libertação. Confiando nesse governo, o Partido realizou a revolução democrática anti-imperialista e anti-feudal e a revolução socialista. Hoje, está construindo com sucesso o socialismo.


Para realizar plenamente a causa revolucionária da classe operária, a causa do socialismo e do comunismo, o governo do povo deve ser constantemente fortalecido. Em cada período do desenvolvimento revolucionário, nosso Partido tomou medidas para fortalecer o governo do povo e aumentar suas funções e papel de acordo com novas circunstâncias e requisitos, de modo que o governo do povo pudesse lançar raízes profundas entre as amplas seções do povo e cumprir sua tarefa satisfatoriamente. Hoje, nosso governo do povo cumpre suas funções e desempenha seu papel dignamente como arma para a revolução e construção, como defensor da liberdade e dos direitos do povo e como defensor do país e da revolução. Goza da profunda confiança e amor de todo o povo.


No futuro também, devemos continuar a fortalecer o governo do povo.


Devemos construir firmemente os comitês populares em todos os níveis e as entidades estatais e econômicas com bons trabalhadores que sejam fiéis ao Partido e desfrutem da confiança do povo e garantir que cumpram suas tarefas como servidores do povo.


Todos os funcionários das entidades estatais e econômicas devem ter um forte espírito partidário, espírito de classe operária e espírito de servir ao povo e dedicar toda a sua sabedoria e energia ao trabalho de proporcionar ao povo uma vida mais abundante e culta.


Garantir a orientação e gestão adequadas da economia nacional é uma tarefa importante das entidades estatais e econômicas.


A economia socialista só pode ser gerida e desenvolvida com sucesso sob a liderança centralizada do estado.


As entidades estatais e econômicas devem fortalecer constantemente a orientação centralizada da economia, conforme exigido pela realidade da economia socialista em desenvolvimento. Em particular, a superioridade do sistema de gestão econômica socialista baseado no Juche, tendo o sistema de trabalho de Taean como seu conteúdo principal, deve ser plenamente aplicada.


O sistema de trabalho de Taean é o melhor sistema de gestão econômica, que está de acordo com a natureza intrínseca do sistema socialista. É uma forma de gestão econômica baseada no Juche, que torna possível implementar completamente a linha de massa e administrar a economia de maneira científica e racional sob a liderança coletiva do comitê do Partido. As entidades estatais e econômicas devem manter firmemente esse sistema de trabalho e melhorar continuamente a gestão econômica, garantindo o desenvolvimento planejado e proporcional da economia nacional e uma alta taxa de crescimento na produção. O governo do povo é uma grande criação de nossa revolução, que foi conduzida sob a bandeira do Marxismo-Leninismo e da ideia Juche. É o governo revolucionário mais democrático e popular, conforme a demanda do nosso tempo e as condições reais do nosso país. Nosso Partido e povo tomarão firmemente o governo do povo, cuja superioridade e vitalidade invencível foram confirmadas na luta prolongada pela revolução e construção, e defenderão as conquistas revolucionárias do ataque do inimigo e construirão o socialismo e o comunismo com sucesso.


As organizações de trabalhadores são os assistentes confiáveis do Partido na realização da causa do socialismo e do comunismo.


Na sociedade socialista, as organizações de trabalhadores são as organizações de educação ideológica das massas amplas e organizações periféricas do Partido. Na sociedade socialista, onde a classe operária e outras pessoas trabalhadoras são os mestres do país, as organizações de trabalhadores desempenham as funções de educar as massas e reuni-las em torno do Partido, e de organizá-las para a realização das tarefas revolucionárias estabelecidas pelo Partido. Somente fortalecendo o papel dessas organizações na sociedade socialista é possível fortalecer os laços de parentesco entre o Partido e as massas de diferentes camadas sociais, mobilizá-las eficientemente para a revolução e construção, unir todos os trabalhadores em organizações e educá-los e treiná-los através da vida organizacional, exibindo assim a força da sociedade socialista.


Nosso Partido definiu corretamente a missão e o dever das organizações de trabalhadores em cada estágio da revolução e fez com que aumentassem suas funções e papel. Reorganizou as organizações de trabalhadores e melhorou seu sistema e método de trabalho em conformidade com as novas circunstâncias e condições em que a revolução socialista emergiu vitoriosa e o sistema socialista foi estabelecido, para que essas organizações desempenhassem corretamente seu papel como aquelas de educação ideológica.


Em particular, nosso Partido dirigiu grandes esforços para a solução do problema da juventude, fortalecendo o trabalho da Liga da Juventude Trabalhadora Socialista.


O problema da juventude é um problema muito importante que decide o sucesso na revolução e construção e o destino futuro da nação. Os jovens são uma força poderosa na construção de uma nova sociedade e os sucessores da revolução. Portanto, somente preparando-os bem política, ideológica e moralmente, a revolução e construção podem ser aceleradas vigorosamente e a prosperidade eterna da nação e a vitória final da revolução podem ser firmemente garantidas. É necessário, portanto, melhorar o trabalho da Liga da Juventude Trabalhadora Socialista, para que ela possa organizar amplamente os jovens, educá-los de maneira revolucionária e levá-los a desempenhar o papel de brigada de choque na revolução e construção.


Nosso Partido canalizou grandes esforços no trabalho da juventude, o trabalho da Liga da Juventude Trabalhadora Socialista. Como resultado, nossos jovens cumpriram dignamente seu dever honorável de brigada de choque em cada estágio do desenvolvimento revolucionário, liderando o enfrentamento dos trabalhos árduos e difíceis. Eles agora exibem heroísmo de massa em todas as frentes da construção socialista e defendem firmemente o país. Nosso Partido e povo estão altamente orgulhosos de terem jovens revolucionários, organizados e heróicos.


Devemos fortalecer o papel de todas as organizações de trabalhadores, incluindo a Liga da Juventude Trabalhadora Socialista, para reunir mais firmemente as massas de todas as classes sociais em torno do Partido e encorajá-las a lutar para implementar a política do Partido com toda a sua energia. De acordo com suas características, essas organizações devem trabalhar eficientemente entre seus membros e fortalecer sua vida organizacional e educação ideológica, revolucionando e proletarizando constantemente seus membros e incentivando-os a participar ativamente da construção econômica socialista e a fazer inovações coletivas em todos os lugares.


O que também é importante na liderança da revolução e construção é garantir que todos os funcionários adquiram o método revolucionário de liderança e o apliquem completamente. O requisito essencial para o método revolucionário de liderança é implementar a linha de massa revolucionária. A chave para todos os problemas é organizar e ativar corretamente as massas, que são os mestres da revolução e construção, e executá-las diretamente. Os funcionários devem proteger completamente os interesses do povo, servi-los devotadamente, educar os trabalhadores e aprender com eles, e mobilizar as massas para resolver todos os problemas. Este é um princípio que devem observar.


Para garantir que os funcionários trabalhem firmemente confiando nas massas, a luta para melhorar o método e estilo de trabalho deve ser intensificada entre eles. É particularmente importante na construção de um partido governante melhorar o método e estilo de trabalho dos funcionários. Se o partido da classe operária chega ao poder, alguns funcionários podem mostrar inclinações burocráticas e administrativas para resolver todos os problemas usando sua autoridade. Isso pode levar a consequências graves, como dificultar a implementação da política do Partido e afastar o Partido das massas.


Desde os primeiros dias de sua tomada de poder, nosso Partido atribuiu grande importância à melhoria do método e estilo de trabalho dos funcionários e sempre prestou atenção a isso. Em particular, nosso Partido fez grandes esforços para combater a burocracia e estabelecer um método de trabalho revolucionário e um estilo de trabalho popular entre todos os funcionários, incluindo aqueles do Partido e dos órgãos do governo do povo.


A política básica seguida por nosso Partido na melhoria do método e estilo de trabalho dos funcionários é implementar o modo de trabalho dos guerrilheiros anti-japoneses e o espírito e método de Chongsanri, iniciados pelo grande líder camarada Kim Il Sung. Todos os funcionários devem compreender plenamente a gloriosa história de liderança do grande líder camarada Kim Il Sung e aprender com o método de trabalho revolucionário — o método de trabalho do líder — criado e brilhantemente exemplificado pelo líder. Assim, eles se prepararão para ser verdadeiros trabalhadores que dedicam tudo pelo bem do povo e competentes funcionários líderes revolucionários que realizam com sucesso as tarefas revolucionárias em mãos, dependendo e despertando as massas.


Hoje, enfrentamos uma tarefa monumental de acelerar a construção socialista na metade norte da República e, ao mesmo tempo, reunificar o país dividido e estabelecer a soberania nacional em todo o país.


Devido à política de ocupação e subjugação perseguida pelo imperialismo americano há quase 40 anos, a Coreia do Sul tornou-se uma colônia completa, cuja soberania foi pisoteada e onde o povo é submetido a todo tipo de desastres e misérias. Com o objetivo de manter seu governo colonial fascista, os imperialistas americanos e seus lacaios fomentaram a ideia servil de adorar, temer e submeter-se à América em toda a Coreia do Sul. Sendo assim, somente quando o servilismo é combatido e o Juche firmemente estabelecido, a consciência da independência nacional pode ser elevada entre o povo sul-coreano, e eles podem ser despertados para a luta anti-americana determinada pela independência e a poderosa luta antifascista pela democracia.


Sustentando a bandeira da ideia Juche, nosso Partido acelerará a construção socialista e intensificará a luta pela reunificação independente do país, estabelecendo assim a soberania nacional em todo o país e consumando a causa revolucionária do Juche nesta terra o mais rápido possível.


A tarefa importante no momento em completar a causa revolucionária da classe operária, iniciada por Marx, é combater o imperialismo e promover a causa da independência mundial.


A luta contra o capitalismo e o imperialismo, que durou muito tempo no cenário internacional, ainda continua e está ficando mais intensa. O capitalismo e o imperialismo são os últimos sistemas exploradores que pisoteiam a aspiração das massas pelo Chajusong na história humana e são os sistemas opressivos mais ferozes, que combinam a dominação de classe com a opressão nacional. O imperialismo agora se transformou em imperialismo moderno, baseado no capitalismo monopolista de estado, e tornou-se mais agressivo e brutal do que nunca. Desafia flagrantemente as massas populares oprimidas em sua causa de libertação nacional, independência e socialismo. Os imperialistas estão se apegando ao neocolonialismo e perseguindo obstinadamente a política de pilhagem e subjugação de outras nações por métodos mais encobertos e astutos. O imperialismo moderno liderado pelos EUA, embora em declínio, está fazendo esforços desesperados para se salvar da ruína. Particularmente à medida que a crise geral do capitalismo se aprofunda, os imperialistas não apenas reprimem severamente o avanço revolucionário da classe operária e das massas trabalhadoras em seus próprios países, mas também intensificam os atos de agressão e subversão contra os países socialistas e o movimento comunista internacional sob o pretexto de "anticomunismo".


Enquanto o imperialismo existir, a dominação e a pilhagem não cessarão, e enquanto existirem a dominação e a pilhagem imperialistas, haverá inevitavelmente a luta revolucionária da classe operária e das massas populares para combatê-las.


Se o imperialismo for destruído em última análise e a vitória da revolução mundial for alcançada, a luta anti-imperialista e anti-EUA deve ser intensificada. Além dessa luta, seria inconcebível vencer e consolidar a independência nacional, apressar a vitória do socialismo e do comunismo, evitar a guerra e garantir a paz e segurança mundial.


O que é de primordial importância no fortalecimento da luta anti-imperialista e anti-EUA é que os países socialistas e os Partidos Comunistas e Operários mantenham uma postura anti- imperialista e intensifiquem a luta contra o imperialismo internacional.


As forças socialistas e o movimento comunista internacional são as forças revolucionárias mais poderosas de nosso tempo, que se opõem ao imperialismo e a todas as outras forças reacionárias; são o fator decisivo que frustra a política imperialista de guerra e agressão e impulsiona a luta revolucionária do povo do mundo.


Se quiserem cumprir sua nobre missão, as forças socialistas e o movimento comunista internacional devem alcançar a unidade e coesão de suas fileiras.


A unidade é a arma mais poderosa da classe operária. Desde os primeiros dias de sua aparição na arena da história, a classe operária sempre valorizou a unidade como a arma mais valiosa na luta contra o capital internacional e abriu caminho para a vitória com base na unidade. Ainda hoje, a luta anti-imperialista e outras tarefas comuns só podem ser realizadas com sucesso quando os países socialistas e os Partidos Comunistas e Operários unirem suas forças e cooperarem estreitamente uns com os outros como camaradas de classe, com base no respeito mútuo e no Chajusong.


Por ocasião do 165º aniversário e do centenário da morte de Karl Marx, os Partidos Comunistas e Operários de muitos países afirmaram que, sob a bandeira do Marxismo-Leninismo, lutariam para liquidar o imperialismo e o colonialismo, conquistar o poder da classe operária e construir uma nova sociedade livre de exploração e opressão, e realizar a causa do socialismo e do comunismo. Isso constitui as condições fundamentais que possibilitam unir os países socialistas e os Partidos Comunistas e Operários em um único vínculo de irmãos de classe.


Podem haver diferenças entre partidos e países fraternos, mas essas emanam das disparidades nas visões sobre as linhas e maneiras de realizar o propósito e ideal comuns; não são de forma alguma idênticas às contradições entre diferentes estados e sistemas sociais ou aos interesses conflitantes de classes hostis. Os países socialistas e os Partidos Comunistas e Operários têm mais pontos em comum do que diferenças; e os pontos em comum são de importância primária, enquanto as diferenças são de natureza secundária. Devem dar importância primordial à unidade e subordinar tudo a isso; devem valorizar os denominadores comuns e resolver as diferenças no espírito de compreensão mútua e cooperação camarada. Se os países socialistas e os Partidos Comunistas e Operários fizerem esforços sinceros e perseverantes, defenderão a unidade e fortalecerão a solidariedade.


Se a força das forças socialistas e do movimento comunista internacional for indestrutível, é necessário fortalecer cada uma das unidades nacionais, garantindo a unidade e coesão. As forças socialistas e o movimento comunista internacional podem aumentar sua força como um todo, reforçando cada uma das unidades nacionais e unindo seus esforços.


Os Partidos Comunistas e Operários devem, antes de tudo, realizar suas próprias revoluções com sucesso e, para isso, devem aderir ao Chajusong.


Os comunistas devem moldar suas políticas de forma independente, de acordo com as realidades específicas de seus próprios países, e resolver todos os problemas que surgem na revolução e construção sob sua própria responsabilidade. Somente então poderão desenvolver a luta revolucionária e o trabalho de construção.


Atualmente, a luta revolucionária da classe operária ocorre dentro de cada unidade de diferentes estados nacionais, que têm diversas condições socio-históricas, e essas nações diferem entre si em suas tarefas revolucionárias. Essas realidades exigem urgentemente que os comunistas de cada país adiram ao Chajusong e realizem responsavelmente sua própria revolução.


O Chajusong é a base para o fortalecimento do internacionalismo proletário. A unidade internacionalista é a unidade entre os povos que aspiram ao Chajusong; visa eliminar todas as formas de dominação e subjugação e realizar o Chajusong. A menos que seja baseada no Chajusong, a unidade genuína e duradoura será impossível, nem os deveres nacionais e internacionais serão realizados com boa fé.


É particularmente importante que os países onde a classe operária assumiu o poder mantenham firmemente o Chajusong e construam o socialismo e o comunismo com sucesso. Os partidos dos países socialistas devem traçar suas políticas de acordo com suas próprias situações específicas, desenvolver sua economia e cultura e aumentar suas capacidades de defesa autossuficientes, alistando os esforços de seu próprio povo e seus próprios recursos. Somente assim poderão cumprir sua responsabilidade para com seu povo e a classe operária internacional.


A revolução democrático-nacional de libertação anti-imperialista deve ser realizada completamente e a construção de uma nova sociedade acelerada naqueles países que eram colônias e semi-colônias no passado. Isso é de importância tremenda na destruição final do imperialismo e na realização da independência mundial.


Numa tentativa de subjugar novamente os países recém-independentes, os imperialistas americanos estão agora trazendo forças agressivas maciças para as principais zonas de recursos e áreas de importância estratégica sob o pretexto de "proteger concessões" e "segurança", e estão fazendo esforços frenéticos para dominar politicamente, economicamente e militarmente os países do terceiro mundo sob o disfarce de "cooperação" e "proteção". Sob a bandeira do anti-imperialismo e anticolonialismo, os povos da Ásia, África e América Latina devem travar lutas corajosas para combater o imperialismo e defender o Chajusong, realizando assim completamente as tarefas da revolução democrático-nacional de libertação anti-imperialista. Os povos de diferentes partes do mundo, que ainda estão sob o controle do imperialismo, colonialismo e racismo, devem conduzir todos os tipos de lutas revolucionárias vigorosas, incluindo a luta armada, para expulsar os imperialistas e alcançar a descolonização e independência de seus países. Os povos progressistas do mundo devem apoiá-los e incentivá- los ativamente em sua luta, tanto moral quanto materialmente. Os povos dos países recém- independentes, que se livraram do jugo do imperialismo, devem eliminar as bases políticas e econômicas dos imperialistas estrangeiros e das forças reacionárias domésticas, fortalecer as forças revolucionárias, estabelecer um sistema social progressista e construir uma economia nacional independente e uma cultura nacional. Esta é a única maneira de proteger as conquistas revolucionárias, alcançar a prosperidade do país e da nação e contribuir para a causa comum dos povos do mundo que lutam para destruir o imperialismo.


Uma tarefa importante hoje na oposição ao imperialismo e na construção de um novo mundo independente é fortalecer e desenvolver o movimento não alinhado.


O movimento não alinhado é um movimento progressista que se opõe a todas as formas de dominação e subjugação e aspira ao Chajusong; é uma força revolucionária poderosa do nosso tempo, que se opõe ao imperialismo. Para fortalecer e desenvolver esse movimento, todos os países não alinhados devem observar estritamente seus princípios fundamentais e materializar a unidade política e a cooperação econômica. Eles devem aderir ao princípio da igualdade completa e da não interferência nos assuntos internos uns dos outros, unir-se para enfrentar a agressão e interferência imperialista com esforços conjuntos e lutar resolutamente para instituir uma nova ordem econômica internacional.


A tarefa mais importante que enfrenta a humanidade progressista do mundo no momento é conter e frustrar as manobras imperialistas para agressão e guerra e salvaguardar a paz e segurança universal.


A situação internacional atual é muito complicada e tensa. O perigo de guerra está crescendo em todas as partes do mundo, e a paz e segurança estão seriamente ameaçadas.


Com o objetivo de realizar sua ambição de dominação mundial, os imperialistas americanos estão trabalhando para desencadear uma guerra termonuclear e mergulhar a humanidade no holocausto da guerra. Enquanto reforçam as forças armadas e aumentam a tensão no Oriente Médio, estão preparando uma nova guerra de agressão contra o povo árabe, opondo-se à luta dos povos pela libertação nacional e pela construção de uma nova sociedade e perturbando a paz e a segurança na África também. Eles estão cometendo intervenção armada contra os povos que lutam pela liberdade e independência na América Central e intensificam a ameaça militar e a subversão contra os países progressistas. Estão tentando aumentar as armas nucleares de maneira significativa na Europa, agravando grandemente a situação nessa região.


Os imperialistas americanos estão empenhados em movimentos descarados para desencadear outra guerra, particularmente na Coreia. Em um esforço para tomar a Coreia do Sul como um reduto colonial na Ásia, como uma cabeça de ponte para sua agressão no continente, e realizar sua ambição agressiva, trouxeram para a Coreia do Sul um grande número de armas nucleares e outros meios de destruição em massa, transformando a Coreia do Sul literalmente em um grande barril de pólvora, em uma base para a guerra nuclear.


Devido às novas provocações de guerra perpetradas pelo imperialismo americano em muitas partes do mundo, a humanidade agora enfrenta um problema vital de outra guerra mundial ou paz.


A situação atual exige que quem deseja a segurança e a paz da humanidade se una, independentemente de opiniões políticas, crenças religiosas e instituições sociais, e se levante na luta para impedir as manobras de guerra imperialistas americanas e defender a paz mundial.


Alcançar a unidade das forças independentes anti-imperialistas proporciona a garantia decisiva para parar e frustrar as manobras imperialistas para agressão e guerra, trazendo paz duradoura no mundo e construindo um novo mundo independente. As forças socialistas e o movimento comunista internacional, o movimento de libertação nacional, o movimento democrático, o movimento não alinhado e todas as outras forças progressistas e amantes da paz do mundo devem formar uma frente unida anti-EUA e desferir golpes coletivos no imperialismo americano para impedi-lo de agir de forma imprudente. Todas as forças independentes anti-imperialistas devem lutar resolutamente para conter e frustrar o frenesi dos imperialistas em aumentar as armas e preparar a guerra, abolir as bases militares dos imperialistas americanos em outros países, retirar as tropas americanas e as armas nucleares e outros meios de destruição em massa, dissolver os blocos militares, criar e expandir zonas de paz livres de armas nucleares em muitas partes do mundo e realizar o desarmamento universal e completo.


Sob a bandeira do anti-imperialismo e da independência, o Partido dos Trabalhadores da Coreia e o povo coreano se unirão firmemente com os países socialistas, a classe operária internacional, as nações não alinhadas e todo o povo progressista do mundo, lutando ativamente pela vitória da revolução coreana e da revolução mundial e cumprindo admiravelmente seus deveres nacionais e internacionais.


A causa do socialismo e do comunismo iniciada por Marx emergirá vitoriosa sem falta, e a sociedade ideal da humanidade, onde o Chajusong de todos os povos será plenamente realizado, certamente chegará.


Como no passado, também no futuro nosso Partido e nosso povo lutarão dinamicamente para acelerar o futuro resplandecente do comunismo, sustentando a bandeira revolucionária do Marxismo-Leninismo e da ideia Juche.


Invencível é a justa causa revolucionária de nosso povo, que luta vigorosamente, estreitamente unido em torno do Comitê Central do Partido, liderado pelo grande líder camarada Kim Il Sung.

Comments


bottom of page