top of page
Buscar

Kim Jong Il: Sobre a Adesão aos Princípios Socialistas em Todos os Campos da Revolução e Construção




Em setembro de 1997, quando a revolução coreana enfrentava um dos períodos mais delicados de sua história, Kim Jong Il proferiu um discurso com importante conteúdo político e ideológico, tratando de problemas relacionados à gestão econômica e sua relação com os princípios do socialismo. Naquele momento, com o desaparecimento da União Soviética e do antigo bloco socialista, a pressão imperialista sobre a República Popular Democrática da Coreia se intensificou. Os países socialistas remanescentes, em níveis e ritmos diferentes, também aderiram ao caminho da "reforma" e "abertura", promovendo de maneira sistemática a integração de suas economias à economia capitalista internacional, o que também contribuía para exercer uma determinada influência sobre a RPDC.


Nesse momento delicado, Kim Jong Il identificou que a revolução coreana deveria seguir avançando através da defesa e do fortalecimento da economia socialista, criticando severamente aqueles que defendiam que, também na Coreia, seria necessário aplicar políticas de "reforma" e "abertura". Ao enfatizar a necessidade de preservar de maneira inabalável o socialismo, combatendo qualquer tipo de infiltração do capitalismo, Kim Jong Il aclarou o caminho concreto para fortalecer a planificação econômica socialista, garantindo que a RPDC não apenas pudesse se recuperar economicamente, mas que essa recuperação viesse acompanhada pela preservação e fortalecimento das relações de produção socialistas.


Acreditamos que, ao publicarmos o discurso "Sobre a Adesão aos Princípios Socialistas em Todos os Campos da Revolução e Construção", nossos leitores terão a oportunidade de conhecer em primeira mão quais foram as orientações estratégicas utilizadas pelos comunistas coreanos no difícil período da Marcha Árdua, bem como terão uma melhor compreensão das diferenças em termos de política econômica entre a RPDC e os outros países que ainda hoje reivindicam o socialismo.


CENTRO DE ESTUDOS DA IDEIA JUCHE - BRASIL




Sobre a Adesão aos Princípios Socialistas em Todos os Campos da Revolução e Construção



Discurso para Altos Funcionários do Comitê Central do Partido dos Trabalhadores da Coreia, 27 de setembro de Juche 86 (1997)



Kim Jong Il


Após a morte do grande líder camarada Kim Il Sung, instruí os funcionários a visitar e aprender com várias unidades-modelo em autossuficiência. Agora é hora de revisar os resultados. Eles visitaram a Agência Comercial do Condado de Jonchon, a Fábrica de Alimentos do Condado de Maengsan, a Fábrica de Produtos Plásticos para Soldados Deficientes de Kwangchon, o Complexo de Máquinas de Mineração de Carvão de Ranam, a 770ª Unidade do Exército Popular da Coreia e outras unidades exemplares. Eles disseram que aprenderam muito e decidiram seguir o exemplo, mas poucos colocaram essa resolução em prática. Os funcionários devem revisar seriamente a implementação de suas resoluções. Também precisamos verificar se essas unidades-modelo estão mantendo os mesmos padrões de antes.


Recentemente, a província de Jagang, em apoio à política do Partido, adquiriu uma experiência útil na resolução do problema da eletricidade, construindo muitas pequenas e médias usinas hidrelétricas. Então, instruí nossos funcionários a visitar a província e depois resolver seu próprio problema de eletricidade de acordo com a situação real de suas unidades. Se você implementar a política do Partido como a província de Jagang fez, você será totalmente capaz de resolver este problema. No futuro, devemos nos concentrar na construção de pequenas e médias usinas de energia. Esta é uma forma de lidar com nossa situação atual.


O fornecimento de eletricidade e de matérias-primas e outros materiais também deve ser conduzido de acordo com a situação prevalecente. Como muitas fábricas não estão operando adequadamente devido a uma escassez aguda de eletricidade e matérias-primas, devemos agir com ousadia e suspender a produção nas fábricas que não podem ser operadas, concentrando o fornecimento de eletricidade e matérias-primas nas principais fábricas que podem ser operadas, revitalizando assim uma fábrica após a outra. Só então estaremos usando eletricidade e materiais de maneira eficaz e aumentando gradualmente a produção.


Recentemente, alguns funcionários do Comitê Central do Partido têm tentado assumir o trabalho administrativo e econômico sob o pretexto de resolver problemas econômicos. Eles estão equivocados. O trabalho econômico deve ser realizado, aconteça o que acontecer, pelo Conselho de Administração por sua própria responsabilidade. Há alguns anos, nosso Partido apresentou a política de fortalecimento do sistema de responsabilidade do Conselho de Administração, o sistema centrado no Conselho de Administração no trabalho econômico. Esta política visa garantir uma orientação centralizada e unificada efetiva do Estado sobre o trabalho econômico e assegurar que o Conselho de Administração cumpra sua responsabilidade e seu papel como a sede econômica do país. Somente quando o sistema de responsabilidade do Conselho de Administração, o sistema centrado no Conselho de Administração no trabalho econômico, for fortalecido de acordo com a política do Partido, os problemas econômicos do país podem ser resolvidos. Se os funcionários do Comitê Central do Partido assumirem o trabalho do Conselho de Administração, este não poderá desempenhar adequadamente sua função, e o senso de responsabilidade dos funcionários administrativos e econômicos será enfraquecido. Se os funcionários do Partido assumirem funções administrativas, nem o trabalho do Partido nem o trabalho administrativo e econômico terão sucesso a longo prazo.


Os funcionários do Partido devem aderir sempre às linhas e políticas do Partido e prestar atenção ao trabalho político e orientado por políticas. Porque os funcionários do Partido se envolveram em assuntos econômicos, assumindo o trabalho administrativo, eles não estão implementando as linhas e políticas do Partido; também não estão intensificando a luta para abordar a falha na implementação adequada dessas políticas, nem estão identificando elementos capitalistas alienígenas. É fundamentalmente errado que os funcionários do Partido assumam o trabalho de outros enquanto não fazem o seu próprio.


Os funcionários do Comitê Central do Partido nunca devem assumir o trabalho administrativo para si mesmos. Eles devem confiar corajosamente o trabalho econômico ao Conselho de Administração e oferecer-lhe apoio e assistência ativa para que ele possa conduzir o trabalho econômico de maneira responsável de acordo com a política do Partido. Se o Conselho de Administração for fortalecido e receber assistência efetiva do Partido, será capaz de desempenhar seu papel adequado. Somente quando o Conselho de Administração for autorizado a organizar e realizar o trabalho econômico do país com plena responsabilidade e o Partido fornecer a orientação política adequada ao trabalho econômico, os problemas econômicos poderão ser resolvidos.


Como sempre digo, a orientação do Partido à revolução e construção deve ser sempre política e orientada por políticas. A orientação do Partido significa aderir às linhas, políticas e diretrizes do Partido, revisar e orientar sua implementação e garantir que elas sejam executadas ao pé da letra, intensificando o trabalho organizacional e político para despertar os funcionários e as massas. As organizações e os funcionários do Partido devem controlar e impulsionar ativamente a implementação das linhas, políticas e diretrizes do Partido e travar uma luta resoluta contra todas as práticas não partidárias e não socialistas que se opõem a elas.


Para resolver os problemas econômicos, devemos sustentar nossas bases e estruturas econômicas, fazer uso eficaz delas e fazer tudo do nosso próprio jeito, conforme adequado às nossas condições reais.


Nossa economia é uma economia nacional independente baseada em sua própria indústria pesada, na qual a indústria de munições ocupa um lugar importante. Estas são as características especiais e vantagens da nossa economia, que incorpora a linha de independência do nosso Partido. Graças à linha de construção de uma economia nacional independente, consistentemente mantida pelo nosso Partido, nossa economia está em bases poderosas; e, graças à linha militar autossuficiente do Partido, uma base sólida da indústria de munições foi construída. Nunca devemos tentar minar as bases poderosas da nossa economia e sua estrutura especial, baseada na nossa indústria pesada, na qual a indústria de munições ocupa um lugar importante. Sem nossa indústria pesada e de munições, não podemos resolver nossos problemas econômicos, nem melhorar as condições de vida do povo, nem defender o país.


Atualmente, os esforços estão sendo direcionados apenas à indústria leve, sob a alegação das condições de vida pobres do povo, e as indústrias pesada e de munições estão sendo negligenciadas; pior ainda, pouco esforço está sendo feito para usar nossas bases econômicas; ao invés disso, o foco está em ganhar moeda estrangeira, baseando-se na alegação de que nossos problemas econômicos só podem ser resolvidos quando tivermos moeda estrangeira disponível. Esta é uma tendência muito perigosa. A longo prazo, minará as bases da nossa economia nacional independente, estabelecida pelo nosso povo ao custo de seu suor e sangue, e tornará impossível defender nossa soberania nacional e o socialismo. Devemos confiar em nossas próprias bases econômicas, incluindo a indústria pesada, e apoiar a indústria de munições.


Devemos trabalhar arduamente para impulsionar a economia e resolver o problema das condições de vida do povo, fazendo uso eficaz das bases econômicas existentes e produzir armas modernas e outros equipamentos militares e defender o sistema socialista fortalecendo nossa indústria de munições. Claro, devemos desenvolver o comércio exterior e ganhar moeda estrangeira, mas isso deve ser feito com base no fortalecimento das bases da nossa economia independente. Atualmente, estamos construindo o socialismo cercado pelo imperialismo e os imperialistas e reacionários estão intensificando seus movimentos para isolar e sufocar nosso país. Nessa situação, como mantemos e utilizamos nossas bases econômicas e nossa indústria de munições é uma questão vital para nós.


Mesmo com as bases econômicas existentes, podemos nos sustentar se gerenciarmos nossa vida econômica de forma meticulosa. Se nos dedicarmos à tarefa com determinação, podemos resolver os problemas tanto da economia quanto das condições de vida do povo. Levantamo-nos novamente dos escombros após a guerra e construímos um poderoso país socialista independente na política, autossuficiente na economia e autossustentável na defesa. Não há razão para não podermos resolver os problemas que surgem na economia e nas condições de vida do povo neste excelente sistema e nessas bases poderosas.


Isso é comprovado pela experiência da agricultura deste ano. Este ano, nosso Partido estabeleceu como a tarefa mais importante produzir boas colheitas e resolver o problema alimentar, e garantiu que todos os esforços fossem concentrados nisso. Assim, desde o início do ano, mobilizamos organizações e funcionários do Partido, enviamos unidades do Exército Popular às frentes agrícolas em grande escala e adotamos medidas revolucionárias para fornecer energia de bombeamento, óleo e fertilizantes químicos ao campo. Mobilizar o exército para a agricultura na situação aguda que enfrentávamos é uma medida sem precedentes que só nosso Partido poderia adotar. Embora estivéssemos com falta de eletricidade, óleo, fertilizantes químicos e semelhantes, tomamos esta medida decisiva com base no princípio de concentrar tudo na agricultura. Como resultado, a situação da agricultura está agora bastante boa e o problema alimentar será resolvido. Este ano, mesmo com a falta de tudo no campo, a difícil situação alimentar e os danos causados por uma seca sem precedentes e um tsunami, a produção de grãos aumentou significativamente em relação ao ano passado. Isso pode ser chamado de um grande sucesso, até mesmo um milagre.


Isso foi possível porque todo o Partido, todo o exército e todo o povo estão unidos em um único coração em torno do líder e se movem como um sob sua liderança unificada, porque nosso sistema socialista único é vantajoso e porque temos bases econômicas sólidas. Resolver todos os problemas dando pleno uso ao poder da nossa unidade de coração e alma – nosso poder político e ideológico – e confiando nas vantagens do nosso sistema e nas nossas próprias bases econômicas; este é o nosso estilo único baseado no Juche e o modo político do estilo de Kim Jong Il.


Este ano, além de resolver o problema alimentar, estabeleci como tarefa importante melhorar as indústrias de energia, mineração de carvão e metalurgia, além do transporte ferroviário, e até estabeleci as metas que esses setores deveriam atingir. Se organizarmos o trabalho de forma meticulosa, com uma firme determinação de resolver todos os problemas à nossa maneira, seremos totalmente capazes de alcançar as metas de luta estabelecidas pelo Partido. O fator decisivo é a determinação ideológica e o trabalho organizacional dos funcionários. Devemos resolver os problemas difíceis e superar as dificuldades à nossa maneira, sob este céu e nesta terra, aconteça o que acontecer.


Como enfatizei em muitas ocasiões, o fato de estarmos enfrentando dificuldades econômicas não se deve a problemas latentes do nosso sistema ou à política econômica e princípios de gestão econômica do nosso Partido estarem errados. Eles foram causados pelo colapso da União Soviética e de outros países socialistas europeus, o desaparecimento do mercado socialista, a intensificação das manobras inimigas para nos sufocar e os desastres naturais que atingiram nosso país por anos consecutivos. Pior ainda, nossos funcionários não implementaram a estratégia econômica e a política do Partido corretamente, em consonância com a situação em rápida mudança, e isso agravou a situação econômica e as condições de vida do povo.


Não precisamos de nenhuma "reforma", nem temos algo a "reformar". Vocês devem saber que qualquer "reforma" que contrarie os princípios orientados pelo Juche de nosso próprio estilo, os princípios do socialismo, é, em última análise, um método capitalista e uma "reforma" que revive o capitalismo. Se recorrermos a "reformas" e "abertura", corremos o risco de arruinar as conquistas realizadas pelo camarada Kim Il Sung ao longo de sua vida e as coisas preciosas que nosso povo alcançou através de 50 anos de luta árdua.


Viver à nossa maneira, defendendo o socialismo orientado pelo Juche, é um princípio que nunca devemos comprometer. Enquanto eu estiver vivo, nunca permitirei "reformas" ou "abertura". Esta é minha determinação inabalável.


Mesmo o inimigo acredita que defenderemos nosso sistema e avançaremos invariavelmente no caminho do socialismo. No entanto, os imperialistas e reacionários estão nos atraindo e nos seduzindo na tentativa de nos levar a "reformas" e "abertura", enquanto pressionam de todas as direções. Os funcionários não devem ser atraídos ou enredados por isso.


Devemos defender e dar brilho ao nosso estilo de socialismo avançando no caminho do Juche sem vacilar diante de qualquer vento.


Para defender e dar brilho ao socialismo, devemos observar os princípios socialistas em todos os campos da revolução e construção e dar pleno uso às vantagens do sistema socialista.


É uma verdade clara que, se abandonarmos os princípios socialistas, não podemos defender o socialismo e, em vez disso, podemos miná-lo e enfraquecer suas vantagens, resultando no fracasso de construir o socialismo.


Ao estudar medidas para resolver nossos problemas econômicos, também não devemos nos desviar dos princípios socialistas. Nossos principais funcionários econômicos e acadêmicos, ao investigar nossos problemas econômicos, devem estudar formas reais de defender os princípios socialistas e dar pleno uso às vantagens do socialismo, do ponto de vista do Juche, desenvolvendo assim a economia do país à nossa maneira. A economia socialista deve ser gerida, aconteça o que acontecer, por métodos socialistas baseados no coletivismo. É impossível desenvolver a economia rural socialista separada desse princípio. Se a agricultura privada for permitida no campo, contrária aos princípios socialistas, a economia cooperativa socialista que o camarada Kim Il Sung criou e desenvolveu com tanto esforço e dedicação será arruinada e, a longo prazo, o sistema econômico socialista pode colapsar.


Quanto aos incentivos materiais, interesses materiais e o uso de alavancas econômicas na gestão econômica, eles não devem ser considerados como os meios básicos para resolver problemas econômicos. Este ano, nossos agricultores se levantaram corajosamente e fizeram seu trabalho agrícola com devoção, apesar das condições difíceis, porque foram motivados ideologicamente. Nossos agricultores, inspirados pelo espírito revolucionário e pelas nobres qualidades dos soldados que foram mobilizados nas áreas rurais para a agricultura, trabalharam arduamente com eles, superando dificuldades com o desejo de corresponder à confiança e expectativas do Partido, realizando bem a agricultura a qualquer custo. Nossos soldados inspiraram os agricultores com lealdade ao Partido e ao líder, no espírito revolucionário dos soldados e pelo exemplo prático. O principal na ampliação do entusiasmo das massas pelo trabalho é o trabalho político destinado a motivá-las ideologicamente.


Em uma sociedade socialista, deve-se dar prioridade absoluta aos incentivos políticos e morais, enquanto se combinam adequadamente com incentivos materiais e se faz uso adequado das alavancas econômicas, mantendo estritamente o princípio da gestão econômica planejada. Esta é a política consistente do nosso Partido. Nossa força é o poder político e ideológico e o poder do coletivismo e do socialismo, e dar pleno uso a isso deve ser o principal aspecto da gestão econômica. Quanto mais difícil for a situação econômica do país, mais rápido devemos manter as vantagens e o poder do nosso estilo de socialismo.


A principal razão pela qual a economia do país não está sendo revitalizada rapidamente no momento é que não estamos dando pleno uso às vantagens da economia planejada socialista.


Nos últimos anos, o equilíbrio do desenvolvimento econômico e as relações de produção entre setores econômicos e empresas não foram garantidos adequadamente. Isso resultou em algumas fábricas não operando e outras perdendo produtividade. Sem corrigir isso, não podemos melhorar a economia do país ou normalizar a produção e a gestão nas fábricas e empresas. Somente quando o princípio de gestão unificada e planejada do Estado for observado e aplicado corretamente na economia, esse problema poderá ser resolvido. Produzir e construir usando todos os recursos humanos e materiais do país de forma unificada e planejada, em conformidade com as políticas do Partido e as condições reais, é a vantagem decisiva da economia planejada socialista sobre a economia de mercado capitalista. Devemos dar pleno uso a essa vantagem.


A nova estratégia econômica e as políticas apresentadas pelo nosso Partido fornecem uma explicação abrangente da orientação e das formas de colocar rapidamente a economia em dificuldades em ordem e o trabalho econômico do país em um caminho normal, confiando no poder do socialismo e nas vantagens da economia planejada socialista. Se nossos funcionários econômicos tivessem mantido a estratégia econômica do Partido e a implementado corretamente, a economia do país já teria visto uma melhoria significativa.


Somente quando resolvermos problemas de forma focada, confiando nas vantagens da economia planejada socialista e estabelecendo a ordem de prioridade com base no princípio do centralismo, podemos melhorar a economia do país. Fábricas e empresas estão todas nas mãos do Estado e sob a liderança unificada do Conselho de Administração. Não há razão para não podermos concentrar nossos esforços nos principais setores que precisam ser revitalizados prioritariamente. Claro, não é fácil fazer isso na situação em que tudo está em falta e sob pressão, mas mesmo nesta situação, é perfeitamente possível se os funcionários tomarem decisões ousadas e organizarem o trabalho meticulosamente e o levarem adiante com força. Os soldados do Exército Popular, fiéis às ordens do Comandante Supremo, realizaram o gigantesco projeto de transformar o Monte Kuwol em um local de recreação para o povo em um curto espaço de tempo. Se os funcionários trabalharem com o mesmo espírito e estilo, serão totalmente capazes de resolver os problemas econômicos.


Também é vital observar os princípios socialistas no desenvolvimento de nossas relações econômicas externas. Nas novas circunstâncias em que o mercado socialista desapareceu, precisamos desenvolver nossas relações econômicas externas através do mercado capitalista. No entanto, não devemos conduzir o trabalho econômico externo de forma descuidada, de acordo com as demandas e desejos dos capitalistas.


Nossos negócios econômicos com outros países são conduzidos estritamente sob a orientação unificada e o controle do Estado. As transações econômicas externas são limitadas apenas à Comissão Econômica Externa e algumas instituições que foram aprovadas pelo Estado; outras instituições e empresas individuais não têm permissão para conduzi-las. Os órgãos econômicos externos podem empregar métodos capitalistas ao lidar com capitalistas, mas não devem aplicar esses métodos em suas relações com órgãos e empresas domésticos. Os princípios e métodos socialistas devem ser aplicados de maneira rigorosa no país e, em particular, devem ser tomadas precauções rigorosas contra a introdução de métodos capitalistas na gestão de empresas individuais.


Devemos reajustar adequadamente a estrutura do sistema econômico externo e estabelecer uma disciplina rigorosa no nosso trabalho econômico externo para que o capitalismo não possa fazer incursões no nosso país através de relações econômicas externas, como o comércio. Uma revisão geral deve ser realizada sobre a forma como aprovamos a criação de empresas de comércio e bancos de câmbio em setores e unidades individuais e sobre como eles conduzem transações externas, e uma disciplina rigorosa deve ser estabelecida para que mesmo os órgãos econômicos externos e os bancos de câmbio que gozam de aprovação estatal conduzam atividades econômicas externas sob a orientação e controle unificados do Estado.


Ganhamos moeda estrangeira e temos relações econômicas com capitalistas para defender nosso estilo de socialismo e tornar nosso país, nossa pátria, próspera e nosso povo bem-sucedido. Devemos aderir aos princípios socialistas ao conduzir intercâmbios tecnológicos com outros países e desenvolver relações econômicas externas à nossa maneira.


Aderir aos princípios socialistas em todo o trabalho econômico e dar pleno uso às vantagens do sistema socialista – este é o caminho para impulsionar e desenvolver nossa economia nacional e defender e dar brilho ao nosso estilo de socialismo.


Um homem que ocupou um cargo importante na antiga União Soviética visitou recentemente nosso país e percorreu vários lugares. Ele disse que nunca se deve abandonar o sistema socialista, independentemente de viverem bem ou não. Ele acrescentou que nada de bom resultou do colapso do sistema socialista e do renascimento do capitalismo. Ele está certo.


Devemos dirigir a ponta de nossa lança contra práticas não socialistas e elementos capitalistas em todas as esferas da vida social, incluindo a economia. Devemos esmagar a sobrevivência dos elementos capitalistas em suas raízes.


As organizações do Partido devem conduzir a educação ideológica entre os quadros, membros do Partido e outros trabalhadores de maneira positiva, em conformidade com a situação. Uma campanha em grande escala deve ser lançada em todo o Partido para eliminar ideias capitalistas e outras tendências alienígenas.


O principal alvo dessa campanha deve ser os quadros. As organizações do Partido devem intensificar seu trabalho com os quadros para que eles estejam plenamente conscientes de suas responsabilidades.


O filme "O Secretário do Partido do Condado de Taehongdan" tem sido usado para fins educacionais e reuniões têm sido realizadas para aprender com o herói do filme. Fui informado de que a impressão daqueles que o viram é boa. A questão é se nossos funcionários trabalham como o herói do filme. O trabalho de informação não deve ser conversa vazia, mas deve garantir que os quadros, membros do Partido e outros trabalhadores sejam imbuídos das intenções do Partido para que possam ser efetivamente implementadas.


Estamos agora na Marcha Árdua, mas nossa força é invencível e nossas perspectivas são boas. Como a liderança da revolução é firme e o exército e o povo estão unidos em um só coração em torno do Partido, nossa revolução avançará vitoriosamente, superando todas as dificuldades e provações. Os funcionários devem avançar com a revolução e construção à nossa maneira, com confiança e otimismo.




ON ADHERING TO SOCIALIST PRINCIPLES IN ALL FIELDS OF THE REVOLUTION AND CONSTRUCTION


Speech to Senior Officials of the Central Committee of the Workers’ Party of Korea September 27, Juche 86 (1997)



Kim Jong Il



Following the demise of the great leader Comrade Kim Il Sung, I instructed officials to visit and learn from several model units in self-reliance. Now it is high time to review the results. They visited the Jonchon County Commercial Agency, Maengsan County, Kwangchon Foodstuff Factory, Kwangchon Disabled Soldiers’ Plastic Goods Factory, Ranam Coal-mining Machine Complex, the 770th Unit of the Korean People’s Army, and other exemplary units. They said that they had learned a lot and had resolved to follow suit, but few have put their resolve into practice. Officials should seriously review their implementation of their resolve. We also need to check whether those model units are maintaining the same standards as before.


Recently, Jagang Province, in support of the Party’s policy, has gained useful experience in solving the problem of electricity by building many small and medium-sized hydroelectric power stations. So, I instructed our officials to visit the province and then solve their own electricity problem, in line with the actual situation at their units. If you carry out Party policy as Jagang Province has done, you will be fully able to solve this problem. In the future, we must concentrate on the construction of small and medium-sized power stations. This is a way to cope with our present situation.


The supply of electricity and raw and other materials should also be conducted in line with the prevailing situation. Since many factories are not operating properly due to an acute shortage of electricity and raw and other materials, we must act boldly and suspend production at factories that cannot be operated and focus electricity and raw and other materials supplies on the major factories that can be operated, thus revitalizing factories one after another. Only then will we be using electricity and materials effectively and gradually increasing production.


Some officials of the Party Central Committee have recently been attempting to take administrative and economic work on themselves, on the pretext of solving economic problems. They are misguided. Economic work should be undertaken, come what may, by the Administration Council on its own responsibility. A few years ago, our Party put forward the policy of strengthening the Administration Council responsibility system, the Administration Council-centered system, in economic work. This policy is aimed at guaranteeing effective centralized and unified guidance of the state over economic work and at ensuring that the Administration Council fulfills its responsibility and role as the country’s economic headquarters. Only when the Administration Council responsibility system, the Administration Council-centered system, in economic work is strengthened in accordance with Party policy can the country’s economic problems be solved. If officials of the Party Central Committee take its work on themselves, the Administration Council cannot perform its duty properly, and administrative and economic officials’ sense of responsibility will be weakened. If Party officials take over administrative functions, neither Party work nor administrative and economic work will be successful in the long run.


Party officials must adhere at all times to the Party’s lines and policies and pay attention to political and policy-oriented work. Because Party officials have become involved in economic affairs, taking over administrative work, they are failing to implement the Party’s lines and policies; they are also not sharpening the edge of the struggle to address the failure to implement them properly, nor are they identifying capitalist, alien elements. It is fundamentally wrong for Party officials to take over others’ work while not doing their own.


Officials of the Party Central Committee should never take administrative work on themselves. They should boldly entrust economic work to the Administration Council and render it active support and assistance so that it can conduct economic work in a responsible manner in accordance with Party policy. If the Administration Council is strengthened and is given effective assistance by the Party, it will be able to play its proper role. Only when the Administration Council is allowed to organize and carry out the country’s economic work on its full responsibility and the Party renders proper political guidance to economic work, can economic problems be solved.


As I always say, Party guidance to the revolution and construction must always be political and policy-oriented. Party guidance means adhering to the Party’s lines, policies, and directives, reviewing and guiding their implementation, and ensuring that they are carried out to the letter by stepping up organizational and political work to rouse officials and the masses. Party organizations and officials should control and actively push ahead with the implementation of the Party’s lines, policies, and directives, and wage a resolute struggle against all non-Party and non-socialist practices which run counter to them.


In order to solve economic problems, we must sustain our economic foundations and structure, make effective use of them, and do everything in our own way, as suited to our actual conditions.


Our economy is an independent national economy based on its own heavy industry, in which the munitions industry occupies an important place. These are the special features and advantages of our economy embodying our Party’s line of independence. Thanks to the line of building an independent national economy consistently maintained by our Party, our economy stands on powerful foundations; and thanks to the Party’s self-reliant military line, a solid base of the munitions industry has been built. We must never attempt to undermine our economy’s powerful foundations and its special structure, which is based on our heavy industry, in which the munitions industry occupies an important place. Without our heavy and munitions industries, we can neither solve our economic problems, improve the people’s livelihood, nor defend the country.


At present, efforts are being directed solely at light industry, on the plea of the people’s poor living conditions, and the heavy and munitions industries are being neglected; worse still, little effort is being made to make use of our economic foundations; instead, the stress is on earning foreign currency, based on the claim that our economic problems can be solved only when we have foreign currency available. This is a very dangerous tendency. It will, in the long run, undermine the foundations of our independent national economy laid by our people at the cost of their sweat and blood and will make it impossible to defend our national sovereignty and socialism. We must rely on our own economic foundations, including heavy industry, and support the munitions industry.


We must work hard to boost the economy and solve the problem of the people’s livelihood by making effective use of the existing economic foundations, and produce modern weapons and other military equipment and defend the socialist system by strengthening our munitions industry. Of course, we must develop foreign trade and earn foreign currency, but this must be done on the basis of strengthening the foundations of our independent economy. We are currently building socialism, encircled by imperialism, and the imperialists and reactionaries are intensifying their moves to isolate and stifle our country. In this situation, how we maintain and make use of our economic foundations and our munitions industry is a vital matter for us.


Even with the existing economic foundations, we can sustain ourselves if we manage our economic life scrupulously. If we buckle down to the task with determination, we can solve the problems of both the economy and the people’s livelihood. We rose again from the debris after the war and built a powerful socialist country, independent in politics, self-supporting in the economy, and self-reliant in defense. There is no reason why we cannot solve the problems arising in the economy and the people’s livelihood in this excellent system and on these powerful foundations.


This is proved by the experience of this year’s farming. This year our Party set it as the most important task to raise good crops and solve the food problem, and it ensured that all efforts were concentrated on this. So, from the beginning of the year, we mobilized Party organizations and officials, sent People’s Army units to the agricultural front on a large scale, and adopted revolutionary measures for supplying pumping power, oil, and chemical fertilizer to the countryside. Mobilizing the army for farming in the acute situation we were facing is an unprecedented measure that only our Party could adopt. Although we were short of electricity, oil, chemical fertilizer, and the like, we took this decisive step, on the principle of concentrating everything on farming. As a result, the situation of farming is now quite good, and the food problem will be solved. This year, even though everything was in short supply in the countryside, the food situation was difficult and we suffered damage from an unprecedented drought and a tsunami, grain production increased significantly from last year. This can be called a huge success, even a miracle.


This was possible because the whole Party, the entire army, and all the people are united in a single heart around the leader and move as one under his unified leadership, because our unique socialist system is advantageous and because we have solid economic foundations. Solving all problems by giving full play to the might of our single-hearted unity–our political and ideological might–and by relying on the advantages of our system and on our own economic foundations; this is our own, Juche-oriented style and the political mode of Kim Jong Il’s style.


This year, in addition to solving the food problem, I set it as an important task to improve the power, coal-mining, and metallurgical industries and rail transport, and I even set the targets these sectors should attain. If we organize the work meticulously, with a firm determination to solve all problems in our own way, we will be fully able to attain the struggle targets set by the Party. The decisive factor is the ideological determination and organizational work of officials. We must solve the knotty problems and overcome the difficulties in our own way under this sky and on this land, come what may.


As I have emphasized on many occasions, the fact that we are facing economic difficulties is not because our system has latent problems or our Party’s economic policy and economic management principles are wrong. They have been caused by the collapse of the former Soviet Union and the other European socialist countries, the disappearance of the socialist market, the


intensification of the enemy’s maneuvers to stifle us, and the natural disasters that have hit our country for consecutive years. Worse still, our officials have failed to implement the Party’s economic strategy and policy correctly, in keeping with the rapidly-changing situation, and this has aggravated the economic situation and the people’s living conditions.


We do not need any “reform,” nor do we have anything to “reform.” You should know that any “reform” that runs counter to the Juche-oriented principles of our own style, the principles of socialism, is, in the final analysis, a capitalist method and a “reform” which revives capitalism. If we resort to “reform” and “opening,” we risk ruining the exploits performed by Comrade Kim Il Sung throughout his lifetime and the precious things our people have achieved through 50 years of hard struggle.


To live our own way by defending Juche-oriented socialism is a principle we must never compromise. As long as I am alive, I will never permit “reform” or “opening.” This is my steadfast determination.


Even the enemy believes that we will defend our system and advance invariably along the road of socialism. Nevertheless, the imperialists and reactionaries are luring and making eyes at us in an attempt to lead us to “reform” and “opening” while bringing pressure to bear on us from all directions. Officials should not be drawn or ensnared by it.


We should defend and add luster to our style of socialism by advancing along the road of Juche, without wavering in the face of any wind.


In order to defend and add luster to socialism, we should observe socialist principles in all fields of the revolution and construction and give full play to the advantages of the socialist system.


It is a stark truth that if we abandon socialist principles, we cannot defend socialism and may instead undermine it and weaken its advantages, resulting in the failure to build socialism.


In studying measures for solving our economic problems, we must not deviate from socialist principles. Our leading economic officials and scholars, when investigating our economic problems, should study actual ways of defending socialist principles and fully utilizing the advantages of socialism from the standpoint of Juche, thus developing the country’s economy in our own way. The socialist economy must be managed, come what may, by socialist methods based on collectivism. It is impossible to develop the socialist rural economy apart from this principle. If private farming is allowed in the countryside, contrary to socialist principles, the socialist cooperative economy, which Comrade Kim Il Sung created and developed with such great and painstaking efforts, will be ruined and, in the long run, the socialist economic system may collapse.

As for the material incentives, material interests, and the use of economic levers in economic management, these must not be regarded as the basic means of solving economic problems. This year our farmers have risen up courageously and done their farm work with devotion, despite difficult conditions, because they were ideologically motivated. Our farmers, inspired by the revolutionary spirit and noble traits of the soldiers who were mobilized in the rural areas for farming, have worked hard with them, overcoming difficulties with a desire to live up to the Party’s trust and expectations by farming well at any cost. Our soldiers have inspired the farmers with loyalty to the Party and the leader, embodying the revolutionary soldier spirit and practical examples. The main thing in increasing the masses’ enthusiasm for labor is political work aimed at motivating them ideologically.


In a socialist society, absolute precedence should be given to political and moral incentives while combining them properly with material incentives. Proper use should be made of economic levers while strictly adhering to the principle of planned economic management. This is our Party’s consistent policy. Our might is political and ideological might, the might of collectivism and socialism, and giving full play to it should be the main aspect of economic management. The more difficult the country’s economic situation is, the more we should hold fast to the advantages and might of our style of socialism.


The main reason why the country’s economy is not being revitalized rapidly at present is that we are failing to give full play to the advantages of the socialist planned economy.

In recent years, the balance of economic development and the relations of production among economic sectors and enterprises have not been properly guaranteed. This has resulted in some factories not operating and some others losing productivity. Without correcting this, we cannot improve the country’s economy or normalize production and management at factories and enterprises. Only when the principle of unified and planned state management is observed and applied correctly in the economy, can this problem be solved. Producing and building by using all the manpower resources and material means of the country in a unified and planned way in conformity with the Party’s policies and the actual conditions, is the decisive advantage of the socialist planned economy over the capitalist market economy. We must give full play to this advantage.


The new economic strategy and policies put forward by our Party provide a comprehensive explanation of the orientation and ways for quickly putting the struggling economy to rights and the country’s economic work on a normal track by relying on the might of socialism and the advantages of the socialist planned economy. Had our economic officials held fast to the Party’s economic strategy and implemented it correctly, the country’s economy would have already seen a significant improvement. Only when we solve problems in a focused manner by relying on the advantages of the socialist planned economy and setting the order of priority based on the principle of centralism, can we improve the country’s economy. Factories and enterprises are all in the hands of the state and under the unified leadership of the Administration Council. There is no reason why we cannot concentrate our efforts on the major sectors which need to be revitalized on a priority basis.


Of course, it is not easy to do so in a situation where everything is in short supply and under strain. However, even in this situation, it is quite possible if officials make bold decisions, organize the work scrupulously, and push ahead with it forcefully. The soldiers of the People’s Army, true to the Supreme Commander’s orders, carried out the gigantic project of turning Mt. Kuwol into a pleasure ground for the people in a short span of time. If officials work with the same spirit and in the same style, they will be fully able to solve the economic problems.


It is vital also to observe socialist principles in developing our external economic relations. In the new circumstances, in which the socialist market has disappeared, we need to develop our external economic relations through the capitalist market. Nevertheless, we should not conduct external economic work carelessly, according to the demands and desires of capitalists.


Our economic dealings with other countries are conducted strictly under the unified guidance and control of the state. External economic transactions are limited only to the External Economic Commission and some institutions which have been approved by the state; other individual institutions and enterprises are not permitted to conduct them. The external  economic  organs  may  employ  capitalist methods in dealing with capitalists, but they shall not apply those methods in their relations with domestic organs and enterprises. Socialist principles and methods should be thoroughly applied in the country and, in particular, strict precautions should be exercised against introducing capitalist methods into the management of individual enterprises.


We should properly readjust the structure of the external economic system and establish strict discipline in our external economic work so that capitalism cannot make inroads into our country through external economic relations such as trade. A general review should be carried out of the way we approve the setting up of trading companies and foreign exchange banks in individual sectors and units and the way they conduct external transactions, and strict discipline should be established whereby even external economic organs and foreign exchange banks that enjoy state approval conduct external economic activities under the unified guidance and control of the state.


We earn foreign currency and have economic dealings with capitalists in order to defend our style of socialism and make our country, our motherland, prosperous and our people well-off. We should adhere to socialist principles in conducting technological exchanges with other countries, and develop external economic relations in our own way.


To adhere to socialist principles in all economic work and give full play to the advantages of the socialist system–this is the way to boost and further develop our national economy and defend and add lustre to our style of socialism.

A man who once held an important post in the former Soviet Union recently visited our country and toured various places. He said that one should never abandon the socialist system, irrespective of whether they live well or not. He added that nothing good came from the collapse of the socialist system and the revival of capitalism. He is right.

We should direct the spearhead of our attack against non-socialist practices and capitalist elements in all spheres of social life, including the economy. We should crush the survival of capitalist elements at their roots. Party organizations should conduct ideological education among cadres, Party members and the other working people in a positive manner, in conformity with the situation.


A large-scale campaign should be launched throughout the Party to eliminate capitalist ideas and other alien trends.


The main target of this campaign should be cadres. Party organizations should intensify their work with cadres so that they are fully awakened to their responsibilities.

The film The Taehongdan County Chief Party Secretary has been used for educational purposes, and meetings have been held to learn from its hero. I have been told that the impression of those who saw it is good. The point is whether our officials work like the hero of the film. Information work should not be empty talk, but should ensure that cadres, Party members and the other working people are imbued with the Party’s intentions so that they can be effectively implemented.


We are now on the Arduous March, but our strength is invincible and our prospects are good. As the leadership of the revolution is firm and the army and the people are united with a single heart around the Party, our revolution will advance victoriously, overcoming every manner of difficulty and trial. Officials should push ahead with the revolution and construction in our own way with confidence and optimism.

Comments


bottom of page