Buscar

Mensagem de felicitação do estimado camarada Kim Jong Un aos jovens voluntários




O Secretário-Geral do Partido do Trabalho da Coreia, Kim Jong Un, enviou em 28 de agosto uma mensagem de felicitação aos jovens fidedignos que se ofereceram a trabalhar nos setores duros e difíceis da construção socialista.


Seu texto completo segue:


Nestes momentos muito dinâmicos de esforços valorosos pelo enriquecimento e a prosperidade de nosso grande Estado, nossos excelentes jovens se transladaram de forma voluntária aos setores duros e difíceis da construção socialista. Com isso, se multiplicam a fé e a disposição de luta de todo o povo e se põem em pleno manifesto o espírito revolucionário e o temperamento combativo da juventude coreana que responde sem titubear ao chamado do Partido.


Avaliando altamente o gesto destes patriotas, que com o fervoroso amor e inflexível fé no socialismo e sem medo da dificuldade e sacrifício, se ofereceram a lutar valorosamente pela revolução, lhes estendo minhas mais calorosas felicitações e saudações militantes.


De igual forma, agradeço a seus magníficos pais e professores que apoiaram e impulsionaram de bom grado a louvável decisão de seus queridos filhos e discípulos, e aos dirigentes e organizações da União da Juventude que os conduziram e incentivaram até transformar seus pensamentos apreciáveis nas chamas do patriotismo.


Minhas fervorosas congratulações aos jovens de todo o país que celebram o Dia da Juventude enquanto por toda parte exibem o vigor da juventude coreana com seu coração ardente e entusiasmo inesgotável.


Embora procedam de distintos lugares e abriguem sonhos diferentes, perseguem um mesmo ideal em resposta ao propósito do Partido e deixaram marcas em terras desconhecidas e postos de trabalho que não agradam a muitos. São um grande orgulho e força da Coreia socialista os jovens patriotas da época atual amados pela pátria e o povo.


Seu proceder reflete a inflexível convicção de compartilhar para sempre o mesmo destino com o socialismo, o ardente amor ao nosso Estado e o belo conceito de vida daqueles que encontram o orgulho e a dignidade da vida na consagração ao Partido e à revolução.


Na sequência do VIII Congresso do Partido, incrementou de forma considerável o fervor dos solicitantes que respondem ao chamado da era e da pátria não com meras palavras mas com ação e se engrossaram a um ritmo acelerado as filas dos jovens que se dirigem aos setores difíceis e pesados. Este fato ilustra eloquentemente a louvável preparação ideológica e espiritual de nossos jovens de hoje.


Enquanto em distintas partes do mundo os jovens buscam satisfazer somente suas ambições e prazer se transladando de localidades, unicamente os formados na pátria socialista trocam o cartão de identidade de cidadão pela carta de despacho e vão sem titubear às minas, fazendas, obras de construção e ilhas.


Nosso Partido identifica em seu belo e magnífico mundo espiritual o espírito patriótico e revolucionário que, longe de degenerar, adquire maior viveza apesar da sucessão das gerações.


Estes voluntários, dispostos a enfrentar os desafios longe de seus queridos lares, da cidade cheia de luzes e de seus amados pais e irmãos, são fiéis herdeiros do nobre espírito dos combatentes antijaponeses que deixaram para trás seus parentes, se expuseram ao frio e ao vento e derramaram sangue nas batalhas.


Este sangue dos mártires que iniciaram a revolução sob o comando do grande Líder Kim Il Sung corre pelas vias da nova geração e este é o testemunho fidedigno da invariável continuidade da estirpe da causa jucheana que tem sua origem no monte Paektu.


Hoje o inimigo sente pânico ante a essa corrente e ímpeto.


A furiosa corrente frustra toda tentativa do imperialismo de corromper e desmoralizar a juventude coreana com sua perversa sanção e assédio e tenaz tentativa de penetração ideológica e cultural contra a República.


É um sonho tolo e, em todo caso irrealizável, afastar da revolução nossa jovem geração e derrubar o baluarte socialista.


O avanço revolucionário de nossos camaradas de sangue ardente infunde cada mais ânimo ao contingente na marcha e reforça em todo país a invariável convicção na vitória e o fervor juvenil.


Com um olhar retrospectivo nos apercebemos de que o auge da revolução começa em todo momento com o grande fervor da solicitação dos jovens e que estes engendram uma era dinâmica ao encher todo o país da febre revolucionária e patriótica.


Graças à limitada lealdade e abnegação dos jovens que em apoio ao chamado do Partido se dirigiram ao monte, mar e minas onde se estabeleceram e derramaram seu precioso suor, nos lugares inóspitos foram levantadas obras monumentais da época e um grande apogeu da lendária época de Chollima e a do Partido do Trabalho foram abertas nesta terra.


A lenda milagrosa da juventude que estremece a terra com façanhas excepcionais ao se dirigir resolutamente à primeira linha em resposta ao chamado do Partido e da revolução, cada vez que o país atravessa momentos difíceis e a pátria convoca a um novo salto, não é jamais uma recordação do passado, mas uma força motriz que segue assegurando o avanço ininterrupto da revolução.


Um Estado com um contingente de jovens que herdam com firmeza o espírito e modo de luta criados pelas gerações precedentes não conhece jamais o envelhecimento, mas avança com o vigor juvenil.


A sociedade comunista com que, em um dia como hoje há 94 anos, sonhavam aqueles fervorosos jovens ao empreender a revolução coreana, não é jamais um futuro distante, pois se fará realidade infalivelmente pela luta tenaz dos jovens patriotas, ilimitadamente fiéis ao chamado do Partido do Trabalho.


Hoje atravessamos a situação mais complexa na história da República e superamos dificuldades sem precedentes com espírito indomável.


Precisamente nestes instantes nossos jovens se transladam de maneira voluntária e em coletivo aos setores importantes da construção socialista. Isso nos alenta muito mais que a produção de centenas de milhares de toneladas de aço, fertilizantes ou máquinas.


O que mais me alegra é que os outrora atrasados tenham tomado a decisão de consagrar-se pela pátria como membros dignos da União da Juventude Patriótica Socialista e tenham se transladado aos setores duros e difíceis, como uma maneira de refazer sua vida.


Se estes corações juvenis que ardem com o patriotismo logram propagar suas chamas a outros milhões, queimando todos os remanescentes débeis e turvos, se antecipará a vitória da revolução coreana.


O Partido deseja que vocês sigam redobrando o fervor patriótico e ímpeto combativo e que sejam porta-estandartes e vanguardistas do contingente em avanço.

Não serão poucos os obstáculos e as dificuldades que vocês enfrentarão no futuro.


Sei que empreenderam este caminho com plena disposição, porém se por um só instante se sentem débeis ante uma dificuldade, lhes sugiro que recordem o juramento que tomaram no dia da solicitação, comparem seu mundo espiritual com o das gerações passadas e se proponham a continuar invariavelmente pelo caminho do patriotismo.


Se todos vocês tomam a frente na construção socialista como cenários de intensa luta e méritos, exibem o poderio de brigada de choque e de destacamento juvenis e logram a transformação comunista de todo o país, incluídas as aldeias mais remotas, isso acelerará mais o ritmo de avanço de nossa revolução e consolidará em grande medida a base política e ideológica e a posição de classe.


Confio em que todos os jovens que mostram sem reservas sua lealdade e patriotismo oferecendo-se voluntariamente a trabalhar nos postos difíceis para aliviar a preocupação e a angústia do Partido e do Estado, serão amados pelo coletivo e os camaradas como tesouros de seus centros laborais e realizadores de grandes méritos e serão recordados pela pátria e o povo como renomados jovens heróis.


Como diz o ditado: "o que se sofre na juventude não se compra nem com ouro", as marcas que um deixa em sua juventude aguentando as penas em um posto difícil se convertem em um bem insubstituível da vida e uma herança digna e valiosa para a posteridade.


Atualmente os funcionários da União da Juventude se concentram nos assuntos internos e na educação ideológica, segundo o propósito do Partido, produzindo assim novas mudanças em seu estilo e modo de trabalho. Graças a isso hoje se percebe uma mudança notável na consciência política e no espírito de nosso jovens.


A partir das experiências adquiridas nesta ocasião, as organizações e os funcionários da União da Juventude devem fomentar mais a atmosfera da reprodução de um fato positivo por outro igualmente positivo e trabalhar de forma substancial com a alma e os sentimentos dos jovens para prepará-los como um coletivo de patriotas consequentes e um fidedigno destacamento especial do Partido que se entregam de corpo e alma ao fortalecimento e prosperidade da pátria socialista.

É uma firme vontade de nosso Partido levar à sociedade comunista todos os jovens que esta terra viu nascer e crescer.


Às organizações do Partido compete assumir o trabalho com os jovens como uma parte de seus afazeres e prestar-lhe especial atenção, de modo que todos eles ponham em pleno manifesto sua inteligência e coragem para lograr uma nova vitória na construção socialista.


Com o mesmo amor com que uma mãe cuida de seu filho, se preocuparão com os voluntários que trabalham em suas regiões e unidades e os conduzirão passo a passo para que levem uma vida digna como fiéis ao Partido.


Também enaltecerão como patrióticas as famílias dos voluntários e cuidarão bem delas.


Para nosso Partido o grande destacamento juvenil é sempre um ponto firme de apoio e uma potência que gera maior força nas péssimas condições.


A obra de nosso Partido colherá triunfos consecutivos graças à fervorosa fidelidade de nossos jovens admiráveis e fidedignos e ao apoio e confiança incondicionais de todo o povo.


Lhes recomendo encarecidamente que se cuidem e não adoeçam nos lugares desconhecidos e nos novos postos de trabalho, para assim abrilhantar sua vida com inovações e contínuas façanhas, correspondendo à esperança de seus pais, irmãos, professores, organizações e camaradas.


Formulo meus sinceros votos pelo futuro de nossos queridos jovens.


Lutemos todos energicamente pela nova vitória de nossa revolução, pelo resplandecente futuro de nosso grande Estado.


Estou firmemente convencido de que vocês, filhos do Partido-Mãe, manifestarão plenamente o heroísmo da juventude coreana.


Fonte: A Voz do Povo de 1945