Buscar

Nota do CEIJ por ocasião do 40º aniversário da publicação de "Sobre a Ideia Juche" de Kim Jong Il




No dia 31 de março de 2022, as massas trabalhadoras de todos os países celebram, junto ao povo coreano, o 40º aniversário da publicação de Sobre a Ideia Juche de Kim Jong Il. Ao publicar Sobre a Ideia Juche, Kim Jong Il expôs de maneira sistemática os princípios básicos da filosofia revolucionária da Ideia Juche - filosofia criada pelo Presidente Kim Il Sung - dando uma imortal contribuição ao desenvolvimento do pensamento revolucionário. Kim Il Sung, desde que iniciou suas atividades enquanto militante revolucionário, se esforçou para aplicar de maneira original os princípios do marxismo-leninismo à realidade coreana. Através dessa atividade criadora, Kim Il Sung formulou uma nova filosofia, um novo pensamento revolucionário, que estabelece novos princípios filosóficos e uma nova concepção de mundo.


Com a publicação de Sobre a Ideia Juche, Kim Jong Il vai dar sequência a obra iniciada por Kim Il Sung, sistematizando a ideia Juche como uma ideologia nova e original, dilucidando assim o papel que o homem desempenha no mundo. Ao analisar a questão do homem, o Dirigente Kim Jong Il definiu que este é um ser que possui a consciência, a independência e a criatividade como atributos essenciais enquanto ser social. Tal definição anuncia perante o mundo o estabelecimento de um novo ponto de vista filosófico centrado no homem. A Ideia Juche superou as limitações deixadas pelas ideologias revolucionárias precedentes, superando definitivamente qualquer resquício de determinismo e economicismo, bem como travou uma luta ideológica aguda contra as correntes revisionistas contemporâneas que buscavam castrar e abandonar a essência revolucionária das ideias do socialismo científico.

Escrita como um verdadeiro manifesto, Sobre a Ideia Juche representa um novo capítulo na história do desenvolvimento das teorias revolucionárias, tendo servido como referência para as lutas, não apenas do povo coreano, mas também dos povos oprimidos que lutam por sua libertação nacional e classista. Atualmente, o Partido do Trabalho da Coreia, dirigido pelo camarada Kim Jong Um, segue levantando bem alto os princípios básicos contidos em Sobre a Ideia Juche, defendendo de maneira corajosa o Kimilsungismo-Kimjongilismo, dando sequência de maneira exemplar as lutas iniciadas pelos grandes Líderes do Monte Paektu.


Centro de Estudo da Ideia Juche – Brasil

31 de março de 2022