Buscar

Sobre a publicação de "Expondo à luz as criticas contra a Ideia Juche"



Os companheiros da Associação de Amizade com a Coreia - Brasil (KFA-Brasil), acabam de publicar o excelente artigo teórico “Expondo à luz as críticas contra a Ideia Juche”, onde polemizam com as posições sectárias e revisionistas de “esquerda" das organizações maoístas e hoxhaístas que criticam a Ideia Juche.

Como afirma a apresentação do artigo:

"A ideia Juche, ideologia guia do socialismo na República Popular Democrática da Coreia

(RPDC), foi e é alvo de muitas críticas não apenas por parte dos veículos midiáticos burgueses, do qual já se espera esses tipos de conteúdos, mas também de muitos progressistas e ditos comunistas.

Destacam-se entre os segundos, em especial, hoxhaistas e maoistas, os que defendem Enver Hoxha como grande exemplo de defesa e aplicação do marxismo-leninismo contra o revisionismo e os que seguem o “marxismo-leninismo-maoismo”, ideia sintetizada por Abimael Guzmán, líder do Sendero Luminoso, do Peru, como “terceira e superior etapa do marxismo-leninismo”. É bem sabido que entre os seguidores de ambas as linhas há muito atrito, tal como entre os principais líderes dos dois lados. No entanto, quando o assunto é a ideia Juche e o socialismo na Coreia como um todo, ambos embarcam numa frenesi comum de críticas, na maioria das vezes, frívolas. Em uma tentativa de provar a “pureza” e a “superioridade” de tal e qual ideia, lançam-se a ataques contra o país que, por vezes, chegam a se assimilar e até mesmo aderir ao veiculado pela mídia a serviço do capital e do imperialismo, o que é, de fato, algo para se espantar, vindo de comunistas.


Diante disso, este artigo surge com a intenção de colocar sob a luz as críticas levantadas

contra a referida ideia e o socialismo coreano a fim de dar um esclarecimento e uma conclusão razoáveis do que de verdade há nelas.”


Não é de hoje que os maoistas e hoxhaistas - salvo honrosas e pequenas exceções - fazem coro junto a campanha imprensa capitalista internacional contra a República Popular Democrática da Coreia. A exemplo dos seus irmãos trotskistas, os maoistas e hoxhaistas inventam uma série de mentiras, distorções e, não raro, utilizam-se de meias-verdades para justificarem suas posições. O texto dos camaradas da KFA - Brasil aparece em boa hora, fazendo uma analise pormenorizada das deturpações promovidas pelos detratores da Ideia Juche, explicando detalhadamente onde estariam os erros das concepções de tais grupos e como eles manipulam grosseiramente, não apenas os fatos, mas também a própria obra de Kim Il Sung e Kim Jong Il.


A luta de ideias e a batalha ideológica é uma parte importante do trabalho de divulgação da Ideia Juche e da solidariedade com a Coreia Popular. Saudamos os camaradas da KFA - Brasil por este importante trabalho, por tal razão recomendamos a todos os nossos seguidores a sua atenta leitura:

Link para acessar o artigo: https://drive.google.com/file/d/1wKAZgEef8ihAujxaDOl_MzbUc16kSPBi/view?fbclid=IwAR3ohem3snE7_WlLDyG20WiQbSh4sK64V2ehLiHjDR_ZTmwYJRod6JLi8cU

CENTRO DE ESTUDOS DA IDEIA JUCHE - BRASIL