top of page
Buscar

Discurso de encerramento proferido pelo Secretário-Geral Kim Jong Un no VIII Congresso do PTC



Estimados camaradas delegados:


O VIII Congresso do Partido do Trabalho da Coreia, celebrado em um momento de suma importância para o fortalecimento de nosso Partido e a construção do socialismo ao nosso estilo, conclui seus trabalhos após submeter ao debate exaustivo todos os tópicos abordados e adotar uma resolução a respeito graças ao grande entusiasmo de todos os delegados.


Neste evento todos os delegados tomaram parte no debate com elevada consciência partidista e responsabilidade, apresentaram ativamente as opiniões construtivas e chegaram ao consenso, mostrando assim, sem reservas, a combatividade de nosso Partido que trabalha, luta e avança.


Certamente que até a data tivemos muitas reuniões políticas importantes e magnos eventos de todo o Partido, e em cada uma delas foi elevado o fervor com que os participantes recebiam as políticas e ideia do Comitê Central do Partido. Porém, neste Congresso, percebi pela primeira vez o extraordinário afã com que todos delegados participam com entusiasmo no debate dos assuntos.


Todos os delegados, sem exceção, estudaram de modo ativo e com seriedade todos os assuntos abordados preocupando-se pelo êxito ou fracasso de nossa revolução, relacionados com o destino de si mesmos e de seus filhos, e assistiram com fervor às intensas jornadas do Congresso.


Ficarei muito emocionado vendo-os, sempre cientes das expectativas de nossos milhares de militantes do Partido e dezenas de milhares de habitantes e dispostos a assumir juntos a importantíssima responsabilidade pelo avanço e desenvolvimento da revolução, fazer ingentes esforços para definir nosso rumo de luta e estratégia e tática que são as mais certeiras e eficazes. Isso me infundiu um grande ânimo, e os agradeço de todo coração.


As linhas revolucionárias e os projetos de luta imediatos aprovados pelo VIII Congresso do Partido infundirão a todos os militantes e demais setores do povo uma imensa esperança sobre nosso futuro e os exortarão a levantar-se na nova luta e lograr méritos.


Ademais, produzirão uma nova mudança decisiva em fortalecer ainda mais nosso partido no organizativo e ideológico e elevar sua capacidade de orientação sobre o conjunto da revolução e sua construção.


Camaradas delegados:


Através deste congresso foi manifestado mais uma vez a força da unidade e o fervor revolucionário, próprios de nosso Partido e povo que, unidos monoliticamente com uma mesma ideia e vontade, avançam e ascendem ininterruptamente à nova meta de luta, apesar dos múltiplos desafios e provas.


Todos membros do Partido, oficiais e soldados do Exército Popular e demais setores do povo defenderam fidedignamente seus centros de trabalho e postos para salvaguardar o VIII Congresso do Partido e com seus êxitos laborais sem precedentes expressaram seu pleno apoio e expectativa em relação a esta reunião.


Em nome do Congresso estendo meu cordial agradecimento a todos os membros do Partido, oficiais e soldados do Exército Popular e demais setores do povo que demonstraram sua ilimitada devoção e espírito revolucionário mantendo a máxima atenção para o êxito do VIII Congresso do Partido.


Camaradas delegados:


Este foi um congresso de luta e avanço que manifestou a inflexível vontade dos revolucionários decididos a lograr a todo custo a prosperidade, o fortalecimento e o desenvolvimento do socialismo ao nosso estilo, cheios de coragem e confiança em si mesmos e hasteando invariavelmente a bandeira do grande kimilsungismo-kimjongilismo.


O Congresso analisou pormenorizadamente as mudanças delicadas da situação interna e externa do país e suas influências subjetivas e objetivas sobre nossa revolução, fez um balanço correto dos trabalhos efetuados no último lustro e, segundo a nova circunstância e situação criada, apresentou científicas e justas orientações estratégicas e táticas para o reajuste e desenvolvimento da base econômica do Estado e a consolidação de seu regime social, elucidando assim o rumo de avanço de todos os trabalhos do Partido e do Estado.


Sem dúvida alguma, isso significa a preparação de uma nova força motriz, um marco correto para nosso avanço. Por isso, estou seguro de que o Congresso serviu de uma oportunidade para impulsionar nossa sagrada causa.


O VIII Congresso do PTC adquire grande importância também para o fortalecimento e desenvolvimento de nosso Partido.


Ao passar por outro grande processo no fortalecimento e desenvolvimento do Partido, estamos cheios de confiança em nós mesmos e de orgulho em nossa causa e mais uma vez sentimos profundamente a importância da responsabilidade que assumidos.


A resolução do Congresso do Partido é a estratégia e tática de nosso Partido encaminhada a lograr uma nova vitória na construção do socialismo ao nosso estilo, o juramento que o PTC fez ante a revolução e o povo, e, por conseguinte, a máxima ordem que nosso grande povo deu ao Comitê Central do Partido.


Nossos militantes e delegados devem tratar a resolução do Partido com essa nobre concepção e tomá-la como um dever importante e honroso.


O futuro da causa socialista depende de como realizamos as tarefas determinadas neste Congresso, sobretudo, o Plano Quinquenal para o desenvolvimento da economia nacional.


Nos compete materializar incondicional e cabalmente as tarefas programáticas indicadas pelo Congresso do Partido para assim passar a outro grande auge da revolução e proporcionar ao povo o quanto antes uma condição e ambiente de vida mais confortáveis e estáveis.


É necessário organizar o estudo da resolução do Congresso em todo o Partido para cumprir cabalmente as tarefas e deveres designados pelo Congresso, empreender uma luta audaz e transitar à uma etapa nova e alta a construção socialista.


Cabe às organizações do Partido a todos níveis organizar um estudo intensivo para armar-se com o conteúdo do documento e a resolução do Congresso, realizar substancialmente a discussão e o trabalho organizativo e político destinados a materializá-los, traçar um projeto minucioso e empreender dinâmicas atividades para cumprir as resoluções do Congresso.


Mobilizarão primeiro os corações dos militantes para que orientam as massas a portentosos êxitos e proezas através de sua luta de precursores, e todas as unidades e todo o país se dedicarão ao cumprimento da resolução do Congresso.


Organizarão em todo o Partido o estudo sobre os Estatutos do Partido novamente emendados e estabelecerão estritamente um ambiente que permitam às organizações e aos militantes cumprir as normas dos Estatutos em todos os processos e momentos de trabalho e vida partidistas.


Camaradas delegados:


São múltiplas as provas e dificuldades que nos desafiam, porém é firme nossa decisão e otimista o futuro.


Nosso Partido seguiu, segue e seguirá invariável e infinitamente fiel ao espírito de dar primazia às massas populares e fará tudo que esteja a seu alcance para lograr novas e sucessivas vitórias na construção socialista.


Por contar com o PTC, que orienta corretamente a revolução e a construção hasteando como bandeira invencível o grande kimilsungismo-kimjongilismo, e com a poderosa força da unidade monolítica do Partido e massas populares, nossa revolução avançará vigorosamente vencendo todas as dificuldades.


Avancemos todos energicamente à nova vitória da revolução, firmemente convencidos do triunfo da causa socialista, da revolução do Juche, e unidos firmemente em torno do CC do Partido.


Confiando que graças à elevada combatividade e unidade, extraordinário entusiasmo patriótico e esforço tenaz de todo o povo e oficiais e soldados do Exército Popular, se materializarão brilhantemente a estratégia e orientações de luta apresentadas pelo VIII

Congresso e será logrado um avanço transcendental na construção de nosso socialismo, declaro encerrado o VIII Congresso do Partido do Trabalho da Coreia.


Retirado do blog A Voz do Povo de 1945

bottom of page